O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), sediou nesta segunda-feira (05/05) o lançamento do Instituto Mulheres de Direita. Com o objetivo de valorizar e incentivar a inclusão de mulheres na política, a organização também fortalece com capacitação a representatividade feminina nos espaços de debate político. Com o tema “A importância da liderança feminina na consolidação dos valores conservadores”, o evento contou com a participação do deputado estadual Delegado Carlos Augusto (PL), do senador Carlos Portinho (PL), da senadora Damares Alves (REP) e da deputada federal Soraya Santos (PL).
Segundo o Instituto, o Brasil é um dos países com menor representatividade política feminina. Além disso, apesar das cotas eleitorais – que asseguram porcentagem mínima de 30% e máxima de 70% de mulheres -, esse processo, de acordo com o que foi sinalizado no debate, não tem contribuído para melhorar o acesso dessa parcela da população aos cargos eletivos.
Anfitrião do evento, o deputado Delegado Carlos Augusto ressaltou que por isso é fundamental a mulher se engajar, opinar, acreditar e buscar conhecimento. “A coisa mais importante de tudo é trazer a mulher para a política. Às vezes, a mulher não ocupa esse espaço por falta de conhecimento e incentivo”, disse o parlamentar.
Capacitação voltada às mulheres
A presidente do Instituto, Heláide Teixeira, falou que o propósito da organização é justamente capacitar e engajar a participação feminina. “Preparar as mulheres para a política com cursos, palestras e treinamentos que orientam e proporcionam conhecimento do que acontece nos parlamentos. Quando elas decidirem se candidatar, terão noção do que estão querendo ou fazendo”, comentou.
Para completar, a senadora Damares Alves reforçou que o Instituto vai trabalhar a pauta da inclusão e fortalecer as mulheres para que tenham acesso a esses espaços políticos com confiança e determinação. “Todas nós estamos prontas para chegarmos no lugar de poder e decisão”, disse.
A subsecretária de Projetos Especiais da Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro e vice-presidente do Instituto, Jeanine Domenech, declarou o propósito da organização: “Vamos mostrar que, sim, mulheres entendem de política. A nossa missão é promover uma atuação feminina qualificada, ética e engajada”.
Também participaram do evento a vice-prefeita de Nova Iguaçu, Roberta Teixeira; a vereadora de Niterói, Fernanda Louback; a ex-deputada estadual Alana Passos; e demais lideranças femininas na política e integrantes da sociedade civil.