Ícone do site Nova Iguassu Online

Palácio Tiradentes recebe mostra de música vocal Rioacapella

Na noite da última sexta-feira (17/05), o Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), foi palco da Mostra de Música Vocal Rioacapella. A apresentação gratuita, faz parte das comemorações dos 98 anos do Palácio, aconteceu no Plenário Barbosa Lima Sobrinho.

Sob a direção de Crismarie Hackenberg, o espetáculo contou com a participação do músico Léo Mucuri e reuniu três grupos vocais: Oficina de Cantoria +60, Coral do Cepel e Grupo Molho Inglês. O evento foi uma realização do projeto Música no Museu, a maior série de música clássica do Brasil.

“Essa casa é especial para nós, é a primeira vez que temos a chance de fazer esse concerto triplo em um espaço como esse. Agradeço a presença de todos, nós vamos cantar por todos que estão aqui. Vamos tocar pessoas que estão nos ouvindo em diversos lugares,” comentou Crismarie.

A Oficina de Cantoria +60 faz parte das atividades do Grupo Aprendizes da Longevidade, promovendo para pessoas acima de 60 anos uma experiência de canto coral com atividades de estimulação de memória, ativação motora dupla tarefa, e exercícios de respiração.

O Coral CEPEL, formado por colaboradores do Centro de Pesquisas da Energia Elétrica do Rio de Janeiro, busca estimular a qualidade das relações humanas no ambiente de trabalho, ajudando a criar sinergia entre as equipes por meio da música. Já o Grupo Molho Inglês, composto por amigos de longa data, celebra músicas inesquecíveis do século XX. Seu repertório inclui clássicos dos Beatles, Stevie Wonder, Bee Gees e temas marcantes do cinema.

Fernanda Figueiredo, diretora do Departamento de Cultura da Alerj, destacou a importância de aproximar a população da história através de eventos culturais: “Este é o segundo evento que realizamos neste mês de maio, juntamente com o Música no Museu. A ideia é aproximar a população tanto da história do Legislativo, com nossa visita guiada, quanto de eventos temporários como o de hoje”. Ela também ressaltou a importância do coral, composto majoritariamente por mulheres, em um mês que celebra os 98 anos do Palácio Tiradentes.

Sair da versão mobile