SAMSUNG CAMERA PICTURES

Palácio Tiradentes recebe a exposição ‘Três Vezes Rio’

agosto 1, 2018 /

Da riqueza colonial ao contemporâneo, transcorrendo pelo neomedievalismo e nacionalismo caboclo, a exposição fotográfica “Três Vezes Rio” estará no Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) e poderá ser visitada entre os dias 2 e 31 de agosto. A mostra do fotógrafo e artista plástico Aristides Corrêa Dutra é uma rememoração de sua vivência em diferentes lugares da cidade.

“Sua apresentação em séries distintas do espaço público e da arquitetura cariocas é fruto de minhas caminhadas pelas ruas da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro que sempre foi um convite à novas descobertas e ao deleite que me proporcionaram”, disse Dutra.

A abertura da exposição acontece na quarta-feira (1º/08), às 17h, no Salão Nobre, no segundo andar do Palácio Tiradentes.

As séries

Na série “Logos”, o fotógrafo foca na relação entre os livros do acervo da Biblioteca de Manguinhos e a arquitetura do Castelo Mourisco da Fundação Osvaldo Cruz ( Fiocruz). Aristides ressalta as formas e detalhes de uma das mais importantes instituições científicas do país.

Em tons de sépia e numa espécie de nostalgia do presente imediato, na série “Conversação”, o artista registra a relação entre estátuas e edifícios.

Já em “Da Misericórdia à Justiça”, se investiga em cores saturadas de cartões postais dos anos 1960 e 70 as marcas das transformações urbanas ocorridas na região do antigo Bairro da Misericórdia. Atualmente, o local abriga o Tribunal de Justiça do Rio, a Alerj e a históricas igrejas São José, Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé e Santa Cruz dos Militares, entre outros.

Aloma Carvalho