Paes mantém ampla vantagem no Rali com nova pesquisa Atlas, mas vê Ramagem crescer 7 pontos

Candidato bolsonarista conseguiu reduzir distância, mas ainda há diferença de 33,1 pontos percentuais entre ele e o prefeito, segundo o agregador

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), segue na liderança da disputa eleitoral, mas vê reduzir a diferença em relação ao seu principal adversário, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), segundo o Rali, agregador de pesquisas do GLOBO em parceria com o Instituto Locomotiva. Em menos de uma semana, a distância entre eles diminuiu dez pontos percentuais. As mudanças são provocadas pela divulgação da nova pesquisa Atlas nesta segunda-feira.

Segundo o Rali, a média do prefeito em intenções de voto nas pesquisas recuou no período de 60,9% para 57,1%, enquanto o resultado de Ramagem subiu de 17% para 24%. O agregador ainda mostra que as intenções de voto em Tarcísio Motta (PSOL), avançaram de 4% para 7,1%. Em último lugar, a candidata Carol Sponza (Novo) aparece com média de 3,4%. O percentual de votos nulos e brancos segue em 7,5%.

As novas médias calculadas pelo agregador são impactadas pelo levantamento feito pelo instituto AtlasIntel, divulgado nesta segunda-feira. A pesquisa mostra Eduardo Paes com 48,6% das intenções de voto, e Ramagem com 32%. O prefeito avançou pouco em relação à pesquisa anterior, feita pelo instituto há duas semanas, quando registrava 45,8%, enquanto o adversário bolsonarista oscilou negativamente 0,3 pontos percentuais.

Ainda de acordo com o levantamento, as intenções de voto em Tarcísio Motta e Carol Sponza foram, respectivamente, 8,9% e 3,4%. O instituto AtlasIntel ouviu 1.610 eleitores no Rio de Janeiro entre os dias 17 e 22 de setembro. Os resultados têm como margem de erro dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Saiba como o agregador de pesquisas do GLOBO funciona

O Rali apresenta o panorama das intenções de voto divulgadas por seis empresas e institutos de pesquisa com relevância nacional. Além da Atlas, são considerados levantamentos do Datafolha e da Quaest. Já Ipec, Ideia e Ipespe ainda não divulgaram pesquisas para a disputa do Rio.

A metodologia do agregador considera diferentes fatores para calcular o total agregado de intenções de voto dos candidatos. De um lado, pesa o tamanho da amostra e o quão recente é um resultado. Do outro, são levados em conta o histórico de atuação dos institutos e sua cobertura nos diferentes estados nas últimas três eleições. A inspiração é o site FiveThirtyEight, criado pelo estatístico americano Nate Silver, e que se tornou referência mundial em agregador de pesquisas.

Com informações do O Globo

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também