Através das redes sociais, o prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou, na tarde desta terça-feira (03), que a dará ponto facultativo na cidade, a partir das 15h nos dias 18 e 19 de setembro. Ele informou que a medida foi adotada em conjunto com o governo do Rio em virtude do Rock in Rio e Jogos das Libertadores.
“O Rio terá a partir da sexta-feira dia 13/09 um período de cerca de 10 dias com grandes eventos na cidade. Três importantes jogos da Libertadores (dias 18 e 19/09 com jogos às 19h) e os dias do Rock in Rio. Em razão dos jogos de futebol decidimos, em conjunto com o governo do estado, decretar ponto facultativo a partir das 15hs no Município e Estado nos dias 18 e 19. Não custa lembrar também que o acesso ao Rock in Rio deve se dar por transporte público e não por carro”, postou o prefeito.
As ruas do entorno da Cidade do Rock estarão com o trânsito bloqueado. Somente os moradores com o cadastramento aprovado pela Prefeitura do Rio poderão ter acesso às ruas interditadas durante a realização do festival. Os bloqueios serão feitos com uma tecnologia com Câmeras OCR (de reconhecimento de placas) e que poderão acessar apenas os veículos de moradores e veículos cadastrados.
Metrô 24 horas
Para facilitar a ida e o retorno do público durante os dias de festival, o MetrôRio funcionará com esquema especial. A estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, terminal de integração com o Serviço Especial BRT Rock in Rio, ficará aberta 24 horas para embarque.
As demais estações do sistema funcionarão em seu horário normal para embarque e, durante a madrugada, seguirão abertas, mas somente para desembarque.
O MetrôRio recomenda a compra antecipada dos bilhetes da concessionária, que custa R$ 7,50 por trecho.
Vale destacar que o público deverá ter saldo compatível com as viagens de metrô, BRT e outros modos separadamente, pois as tarifas são distintas do valor cobrado para o serviço do BRT “Expresso Rock in Rio”, o qual fará o transporte direto até a Cidade do Rock.
BRT ‘Expresso Rock in Rio’
O BRT “Expresso Rock in Rio” amplia as opções de transporte . Utilizando a faixa exclusiva do BRT, o serviço oferecerá viagens diretas e expressas para o Terminal Centro Olímpico.
As partidas serão dos terminais Jardim Oceânico e Alvorada, sem paradas ao longo do trajeto, e do terminal Paulo da Portela, com paradas nas estações Praça Seca, Tanque e Taquara, garantindo uma chegada rápida e tranquila ao festival, tanto na ida quanto na volta.
Para utilizar o serviço BRT “Expresso Rock in Rio”, os fãs terão à disposição duas formas de aquisição de bilhetes: por meio do Rio Card, que segue o sistema tradicional de aquisição de cartões em máquinas de autoatendimento, ou pelo “Já É”, o novo sistema de bilhetagem da Prefeitura que permite a compra de passagens diretamente pelo site e aplicativo.
No site oficial do festival, os fãs também vão encontrar os links para realizar as compras das passagens. A tarifa para o serviço do BRT “Expresso Rock in Rio” custa R$ 23 (ida e volta) e estará em operação das 11h até as 5h do dia seguinte, atendendo à demanda do público em todos os horários do evento.
Além disso, para garantir a segurança e a organização durante o retorno, todos os usuários do serviço do BRT “Expresso Rock in Rio” receberão a pulseira na chegada ao Terminal Centro Olímpico que deve ser apresentada no fim do festival, ao embarcar no transporte de volta.
Essa medida visa a facilitar o controle e proporcionar uma experiência mais tranquila e segura para todos que optarem por essa modalidade de transporte.