Paes entrega MAM revitalizado para realização do G20 e defende fechamento do Santos Dumont durante os 2 dias do evento

‘Se já tem os conflitos de engarrafamento nos dias normais, imagine com o Parque do Flamengo fechado para a chega dos chefes de estado, desses líderes mundiais’, afirmou

O prefeito Eduardo Paes defendeu nesta quarta-feira (30) o fechamento do Aeroporto Santos Dumont e a decretação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) durante a realização do G20, em 18 e 19 de novembro, no Museu de Arte Moderna do Rio.

O prefeito afirmou que já conversou sobre o tema com o presidente Lula e com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, mas ressalta decisão final é do governo federal.

– Acho que é perfeitamente possível, claro que vai criar um outro problema, mas nós temos o Aeroporto do Galeão recuperado, pronto, os acessos qualificados, enfim, com toda a segurança que vai se dar no G20, eu defendo também, falei isso com o presidente Lula, que se for entendimento das forças de segurança, que se feche o Santos Dumont nesse período dos chefes de estado aqui no Rio de Janeiro. Estamos falando de um período de 48 horas – ressaltou o prefeito.

Segundo Paes, o principal motivo é a logística que pode causar impacto no trânsito.

– Se já tem os conflitos de engarrafamento nos dias normais, imagine com o Parque do Flamengo todo fechado para a chega dos chefes de estado, desses líderes mundiais- afirmou.

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) havia informado na sexta-feira que as operações aéreas no Aeroporto Santos Dumont “continuarão ocorrendo regularmente, sem quaisquer prejuízos para os pousos e decolagens previstos para todo o período. Conforme ocorreu em evento semelhante mais recente, como a Reunião do BRICS realizada no Brasil, haverá áreas restritas delimitadas, as quais serão coordenadas pelos órgãos de controle do espaço aéreo, sem que haja interrupção das operações”.

Paes defendeu a GLO para reforçar a segurança da cidade na Cúpula do G20. Na terça, o secretário de Segurança do Rio, Victor Santos, afirmou que a medida deve ser decretada.

– A GLO já é uma regra nesses grandes eventos porque o país é anfitrião de evento. É responsabilidade desse país garantir a segurança. Então, essa GLO vai ser certamente decretada, já tinha sido combinado – disse o secretário de Segurança do Rio, Victor Santos.

O prefeito também aproveitou o encontrou e ofereceu a cidade para sediar a reunião do Brics, que terá o Brasil na presidência em 2025.

A fala do prefeito foi durante a entrega da revitalização do Museu de Arte Moderna (MAM), em cerimônia com Mauro Vieira e a primeira-dama, Janja Lula da Silva.

A maior revitalização da região do Parque do Flamengo nos últimos 25 anos abrange mais de 100 mil m², com reformas nas áreas internas do museu e no entorno, incluindo a recomposição do paisagismo de Burle Marx.

O MAM receberá a Cúpula do G20 e será gerido pelo Governo Federal até o fim da conferência.

Com informações do g1.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também