Oposição em Nova Iguaçu já tem nomes para enfrentar a tropa de choque pró Dudu Reina

Da esquerda para direita: Henrique Paes, Aluísio Gama, Jacaré e Tuninho da Padaria, os nomes da oposição em Nova Iguaçu para as eleições municipais deste ano.

Estão definidos os nomes dos pré candidatos de oposição aos caciques que montaram um rolo compressor para comandarem a prefeitura de Nova Iguaçu. Não será uma tarefa fácil para os oposicionistas, já que o objetivo dos situacionistas é ganhar a eleição no primeiro turno, em 6 de outubro.

Na campanha, o candidato do governo atual terá o apoio de pelo menos 10 partidos e mais o governador Cláudio Castro, o prefeito Rogério Lisboa, os deputados federais Dr. Luizinho, Juninho do Pneu, Rosângela Gomes e Hélio Lopes, o Hélio Negão, 11 vereadores de mandato e quatro deputados estaduais – Carlinhos BNH, Dr. Deodalto, Élton Cristo e Felipinho Ravis) – para comandarem a prefeitura de Nova Iguaçu.

O escolhido por esta tropa será Dudu Reina, que já se filiou ao PP para disputar a eleição de 6 de outubro na principal cidade da Baixada Fluminense depois de se eleger pelo PDT em 2020 com o apoio de Rogério Lisboa, do qual é discípulo. Dudu nunca teve qualquer experiência no executivo e sua companheira de chapa será a advogada e estudante de medicina Roberta Teixeira, uma escolha pessoal de seu irmão Dr. Luizinho, com o apoio do grupo político.

Os nomes da Oposição

O empresário Clébio Lopes, o Jacaré, já está gastando sola de sapato e dinheiro para sair do pântano da política. Ele já foi candidato a deputado federal em 2022, mas não se elegeu depois de enfrentar problemas com a Justiça. Outro candidato, o comerciante, ex-secretário municipal de Transportes e ex-vereador Tuninho da Padaria, é uma invenção do deputado Lindbergh Farias. Setores do PT de Nova Iguaçu não apoiaram sua indicação.

Lindbergh optou por Tuninho da Padaria depois que o PT ficou de fora da aliança dos governistas e após uma tentativa fracassada de conquistar o urbanista Vicente Loureiro para comandar a oposição. Loureiro pensou bem, ouviu os amigos mais próximos e caiu fora em poucos dias.  Tuninho vai pedir votos com o apoio do Presidente Lula, ao qual já foi apresentado em Brasília.

O médico e empresário da saúde Henrique Paes, que se filou ao PSD na semana passada, será o candidato do prefeito do Rio, Eduardo Paes; e Aluísio Gama, 78 anos, ex-conselheiro do TCE-RJ, que se filiou ao Partido Socialista Brasileiro na semana passada, ainda sonha em unificar a oposição em torno de seu nome. Quando prefeito ( 1988-1992), tinha o hábito de trabalhar de madrugada. É bom de campanha e elegeu Altamir Gomes seu sucesssor em 1992 pelo PDT.

Deputado estadual, o bolsonarista Anderson Moraes, do PL, já teria decidido não participar da disputa, apesar da força eleitoral de Jair Bolsonaro em Nova Iguaçu. Moraes pensou, pensou e chegou à conclusão de que o grupo governista comandado pelo Partido Progressista tem a possibilidade de liquidar a eleição ainda no primeiro turno.

É importante lembrar, no entanto, que os dados ainda estão rolando entre os bolsonaristas de Nova Iguaçu.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também