Operação Segurança Presente chega em Japeri, na Baixada Fluminense, com 43 policiais militares

junho 1, 2021 /

 Na foto em destaque, da  esquerda para direita, o governador Claudio Castro, a prefeita Fernanda Ontiveros e o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano

Programa de policiamento de proximidade  visa reduzir os índices de violência na região

 A Operação Segurança Presente chegou ao município de Japeri, na Baixada Fluminense. A inauguração do programa aconteceu nesta terça-feira (01/06), com a presença do governador Cláudio Castro e do secretário de Governo, Rodrigo Bacellar. O policiamento será feito, diariamente, por 43 agentes, que atuarão das 8h às 20h. O efetivo, composto por policiais militares, auxiliados por guardas municipais, vai patrulhar a região a pé, em motos e em viaturas nas localidades comerciais.

Japeri ganhou o reforço de 43 policiais militares

– A segurança pública tem que chegar para todas as regiões. Para nós, todos os municípios importam e merecem a mesma atenção. Tenho certeza que vamos ajudar a reduzir os índices de violência de Japeri e vamos recuperar a nossa infraestrutura. Programas como o Segurança Presente vêm tornar o desenvolvimento do estado possível, temos que olhar para o futuro – ressaltou o governador Cláudio Castro.

O coordenador do Japeri Presente, capitão Rômulo da Cruz, falou sobre a importância do programa.

– Nosso objetivo é garantir à população o direito de ir e vir com tranquilidade, somar com o município na área da segurança pública, trazendo para cá a marca desse projeto que é de polícia de proximidade. A população com certeza vai passar a ter melhor acesso às áreas comerciais de Japeri e o resultado virá com a redução de assaltos e índices de violência – destacou.

Comerciante da região há 26 anos, Paulo César Martins, de 48 anos, acredita que o patrulhamento do Segurança Presente vai ajudar o setor, atraindo mais investimentos para a região.

– A chegada do Segurança Presente aqui em Japeri vai trazer mais tranquilidade para nós comerciantes, a gente sabe que empresários querem investir no município, mas não fazem pela questão da segurança. Agora com a presença da polícia a gente se sente mais seguro para expandir os negócios – enfatizou.

Além de Japeri, a Operação Segurança Presente tem atualmente outras 32 bases: Lapa, Aterro do Flamengo, Méier, Lagoa, Centro, Niterói, Leblon, Copacabana, Tijuca, Ipanema, Nova Iguaçu, Laranjeiras, Bangu, Botafogo, Austin, Duque de Caxias, Barra da Tijuca, Recreio, Grajaú/Vila Isabel, Bonsucesso, São Gonçalo, Madureira, Jacarepaguá, Belford Roxo, Queimados, Irajá, São João de Meriti, Magé/Piabetá, Itaguaí, Cristo Redentor, Miguel Pereira e Paracambi.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.