*Paulo Cezar Pereira
Para elegerem o vereador Dudu Reina prefeito de Nova Iguaçu no primeiro turno em 6 de outubro, o burgomestre Rogério Lisboa e o deputado federal Dr. Luizinho, ambos do PP, já superaram Nelson Bornier, que era reconhecido até pelos adversários como águia na montagem de chapas e coligações vitoriosas em diversas eleições.
A propósito de Bornier, no próximo dia 11, a família, os amigos e o ambiente político da Baixada Fluminense, especialmente o de Nova Iguaçu, lembrarão os 3 anos da morte dele, aos 71 anos, com uma missa na Igreja de São Jorge e de Nossa Senhora de Fátima. Bornier faleceu devido às complicações de saúde provocadas pela Covid-19.
Voltando aos apoios conquistados para fazer de Dudu Reina prefeito sem a necessidade de uma segunda rodada eleitoral, o governador Cláudio Castro, quatro deputados federais e quatro estaduais trabalharão para eleger o atual presidente da Câmara prefeito da principal cidade da Baixada. A advogada e estudante de medicina Roberta Teixeira, irmã de Dr. Luizinho, é a mais falada para, como vice, compor a chapa majoritária. Rogério Teixeira, o Galo Velho, pai de Juninho do Pneu, também quer ser candidato a vice-prefeito.
De olho em 2026, o senador Flávio Bolsonaro está flertando com Rogério Lisboa, O prefeito de Nova Iguaçu se prepara para deixar o governo com números positivos nas pesquisas de avaliação de sua administração, apesar das inundações que castigaram a cidade no último verão.
Ao todo, 10 partidos, estão no pacote político para a candidatura de Dudu Reina, entre eles o PL, PP, MDB, União Brasil e o PRB , os mais aquinhoados na divisão dos R$ 4,9 bilhões do fundo partidário para as eleições deste ano.
Além do apoio dos deputados federais Dr. Luizinho (PP), Juninho do Pneu (União Brasil), Rosângela Gomes (PRB) e Hélio Lopes (PL), o Hélio Negão, eleito com um caminhão de votos em 2020 ao se apropriar do nome Bolsonaro na campanha, Dudu Reina terá os 11 vereadores de mandato em sua aliança, costura política de Lisboa e Dr. Luizinho.
O amigo mais próximo de Bolsonaro não chega sozinho: um filho dele será candidato pela aliança governista a ocupar uma das 23 cadeiras da Câmara de Vereadores.
O rolo compressor tem ainda os deputados estaduais Carlinhos BNH, Felipinho Ravis, Dr. Deodalto e Élton Cristo, todos próximos da dupla Dr. Luizinho & Rogério Lisboa. Na fila do ônibus lotado estão, ainda, os deputados Anderson Moares, bolsonarista, e Delegado Carlos Augusto. O ex-deputado Walney Rocha, filiado agora ao PSD, também consta do time do pré candidato governista numa relação dos principais candidatos ao legislativo.
Parafraseando Mané Garrincha: “agora só falta combinar com os russos”.
*Paulo Cezar Pereira, Jornalista, é Editor Chefe do Nova Iguassu Online.