Projeto que começou a ser executado quando Pezão era governador já está 70% concluído e é realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e o Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Desejo antigo da população de Nova Iguaçu, a construção do Viaduto de Comendador Soares segue em ritmo acelerado. O prefeito Dudu Reina visitou o local na manhã de ontem (19) e destacou a importância das obras para a melhoria do trânsito e da mobilidade urbana na região. O projeto já está 70% concluído e é realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e o Governo do Estado do Rio de Janeiro.
“Em breve, estaremos inaugurando este viaduto que vai dar mais fluidez ao trânsito nesta região, proporcionando às pessoas o ir e vir de suas casas com mais rapidez”, explica o prefeito Dudu Reina.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Infraestrutura está trabalhando na montagem das estruturas de reforço do viaduto no trecho da Avenida Tancredo Neves. A próxima fase envolve a concretagem de várias partes do viaduto, além de garantir a segurança com a instalação de guarda rodas e a pavimentação asfáltica.
“É mais que uma obra de mobilidade urbana, é um legado para a cidade. Esse viaduto vai dar mais acessibilidade e agilidade no trânsito”, destacou o secretário de Infraestrutura de Nova Iguaçu, Paulo Cesar de Souza.

Sobre o viaduto
Com cerca de 250 metros de extensão, o viaduto vai desviar uma grande quantidade de veículos da Estrada de Madureira diretamente para a Rodovia Presidente Dutra, aliviando o trânsito da região. Ele terá capacidade de receber cerca de 3,5 mil veículos por dia e funcionará em mão dupla, conectando a Avenida Lafaiete Pimenta à Avenida Tancredo Neves.
Após quatro anos de paralisação, as obras foram retomadas no ano passado, na gestão do ex-prefeito Rogerio Lisboa, após um acordo com moradores de 13 residências e uma decisão judicial envolvendo outros dois proprietários. Esse processo, que durou entre 2021 e 2023, possibilitou o avanço da obra com o apoio de novos repasses do Governo do Estado.
Pezão começou as obras, a pedido de Nelson Bornier

Não foi apenas o viaduto de Comendador Soares que o então governador Luiz Fernando Pezão ( atual prefeito de Piraí) começou a construir em Nova Iguaçu durante o terceiro mandato do prefeito Nelson Bornier ( 2013-2016). Por conta da queda na arrecadação de ICMS, o governo estadual diminuiu em quase 30% o valor dos repasses para várias cidades da Baixada Fluminense e de outras regiões, invializando economicamente pojetos já iniciados, como a duplicação do viaduto da Rua Barros Júnior sobre a rodovia Presidente Dutra e o de Austin sobre o leito da via férrea. Tudo isso sem contar inúmeras ações judiciais de moradores de imóveis localizados no entorno do traçado do viaduto de Comendador Soares, além de entraves criados pela Supervia.