
Operação Centro Presente
Núcleo de Inteligência apoia operações Segurança Presente, Lei Seca e Barreira Fiscal
abril 22, 2018 /
Equipe assessora o trabalho de agentes com informações rápidas e precisas
Criado há 3 meses, o Núcleo de Inteligência da Secretaria de Governo auxilia as operações Segurança Presente, Barreira Fiscal e Lei Seca com informações rápidas e precisas. O núcleo atende aos pedidos de pesquisa feitos por policiais que estão patrulhando as áreas atendidas pelas ações para confirmar a identidade e verificar a situação legal dos abordados, como, por exemplo, se há pendência judicial ou se responde a algum processo.
No último mês, o serviço 24 horas já realizou 3.055 consultas e comunicou às equipes sobre a existência de 55 mandados de prisão pendentes. O Núcleo – que atende ações das prefeituras em Niterói e Copacabana – conta com sete agentes, coordenados pela major Fernanda Fonseca da Cunha.
– O policial que está na atividade ostensiva se comunica com o Núcleo para consultar nome e número de documento da pessoa sob suspeição. Aqui, temos acesso aos bancos de dados abertos, como o do Conselho Nacional de Justiça, e aos de fonte fechada, como o Infoseg, cujo acesso é restrito. Entre as informações que podemos passar estão, por exemplo, se o suspeito tem algum mandado de prisão – explicou a major.
O trabalho da inteligência agiliza a ação dos policiais que atuam na rua, com a ajuda do Núcleo eles não precisam, a cada abordagem, levar o suspeito a uma delegacia para levantar seus dados pessoais.
Agentes passam por capacitações
Os agentes que atuam no Núcleo de Inteligência da Secretaria de Governo são treinados para estarem atentos a minúcias, evitando confusões em caso de homônimos e descobrindo detalhes do suspeito que levam o policial a executar uma revista mais rigorosa.
– Temos conseguido uma adesão muito grande dos policiais das operações. Eles podem ver em aplicativos de celular, mas a informação pode não ser fidedigna. Nossos agentes vêm fazendo cursos de especialização na Secretaria de Segurança para aprimorar ainda mais o trabalho. Dificilmente existirá outra instituição de segurança trabalhando com esse volume de consultas e dados – afirmou a coordenadora do Núcleo de Inteligência, major Fernanda Fonseca da Cunha.
A rapidez e o rigor na apuração de informações fortalecem a credibilidade das operações da Secretaria de Governo. O Núcleo registra todo o processo do trabalho, do início ao fim: os resultados da pessoa pesquisada, a identificação do policial que a solicitou, a data da consulta e o resultado final do que foi levantado.
Foto:

Operação Centro Presente
Paulo Cézar
PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.
