Ícone do site Nova Iguassu Online

Novo documento oficial permite autorização online para quem deseja fazer doação de órgãos

Nova Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) estará disponível online em todos os 8.344 Cartórios de Notas do Brasil

A partir desta terça-feira (2), aqueles que desejarem se tornar doadores de órgãos poderão expressar e formalizar essa decisão por meio de um documento oficial elaborado digitalmente. A nova Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) estará disponível online em todos os 8.344 Cartórios de Notas do Brasil com o objetivo de contribuir para a redução da fila de espera de mais de 42 mil pessoas aguardando por transplantes no país.

De acordo com a legislação atual, a autorização para doação em caso de morte encefálica é concedida pela família do indivíduo, que precisa estar ciente da intenção do falecido em doar seus órgãos e/ou tecidos.

Com a implementação da AEDO, essa manifestação de vontade será registrada em uma base de dados acessada pelos profissionais da saúde, os quais terão a confirmação do desejo do falecido para apresentar à família no momento do óbito.

Por meio desse sistema, o cidadão terá a oportunidade de selecionar quais órgãos deseja doar – como medula, intestino, rim, pulmão, fígado, córnea, coração ou todos eles. Para efetuar a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, o interessado deverá preencher um formulário disponível diretamente no site http://www.aedo.org.br.

Com informações de O Globo.  

Sair da versão mobile