A partir desta terça-feira (2), aqueles que desejarem se tornar doadores de órgãos poderão expressar e formalizar essa decisão por meio de um documento oficial elaborado digitalmente. A nova Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) estará disponível online em todos os 8.344 Cartórios de Notas do Brasil com o objetivo de contribuir para a redução da fila de espera de mais de 42 mil pessoas aguardando por transplantes no país.
De acordo com a legislação atual, a autorização para doação em caso de morte encefálica é concedida pela família do indivíduo, que precisa estar ciente da intenção do falecido em doar seus órgãos e/ou tecidos.
Com a implementação da AEDO, essa manifestação de vontade será registrada em uma base de dados acessada pelos profissionais da saúde, os quais terão a confirmação do desejo do falecido para apresentar à família no momento do óbito.
Por meio desse sistema, o cidadão terá a oportunidade de selecionar quais órgãos deseja doar – como medula, intestino, rim, pulmão, fígado, córnea, coração ou todos eles. Para efetuar a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, o interessado deverá preencher um formulário disponível diretamente no site http://www.aedo.org.br.
Com informações de O Globo.