Nova Iguassu Online

Nova Iguaçu vai terá vacinação antirrábica neste sábado (19); Belford Roxo imunizou 1.202 cães e 327 gatos em três bairros

Fotos: Alziro Xavier/PMNI

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus), por meio da subsecretaria de Vigilância em Saúde, promove, neste sábado (19), das 9h às 16h, o primeiro dia de vacinação antirrábica para cães e gatos, a partir de três meses. Nesta data, a imunização será feita no Centro, Posse, Miguel Couto, Comendador Soares e Austin. Já no dia 9 de novembro, a vacinação acontece nas regiões de Vila de Cava, Tinguá, Cabuçu, Km-32 e Valverde.

A lista completa dos locais e endereços estão disponíveis no site novaiguacu.rj.gov.br.  É recomendado que os animais sejam conduzidos aos pontos de vacinação com coleiras e guiados por adultos, para evitar acidentes.

A raiva é uma doença infecciosa viral e é transmitida do animal infectado para o sadio por meio do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A vacinação anual é a principal forma de prevenção desta doença.

 campanha de vacinação imunizou 1.202 cães e 327 gatos em três bairros de Belford Roxo

A Prefeitura de Belford Roxo, através do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses, promoveu uma campanha de vacinação antirrábica, que imunizou 1529 animais, sendo 1202 cães e 327 gatos. As imunizações ocorreram na Praça Leandro da Cruz Madeira, no Barro Vermelho, na Praça Zildeth de Oliveira Fontes, em Bom Pastor, e na Policlínica Isabelly Ventura dos Santos, em São Leopoldo.

Dona Vitória com Caramelo no colo, o neto Paulo e o cachoro Pingo. Foto: Gilberto Rocha/PMBR

O coordenador municipal de endemias, Brayan Lima, agradeceu a todos os cidadãos que compareceram com seus animais. “É sempre muito gratificante ver a população trazendo seus pets para as campanhas, pois isso mostra que o nosso trabalho está rendendo frutos”, afirmou. “Nossa meta é continuar com as campanhas ao longo de vários bairros, pois sabemos que ainda há muitos outros precisando da nossa ajuda”, finalizou o coordenador municipal de endemias.

A moradora do bairro São Leopoldo, Dona Vitória, 74 anos, levou seu cachorro, Caramelo, para ser vacinado. “Fico muito agradecida por esse trabalho que a Prefeitura continua prestando para a população. Essa campanha é muito importante para nós e nossos bichinhos”, ressaltou Dona Vitória, que também esteve com seu neto, Paulo, 8 anos, e seu cachorrinho Pingo.

Sair da versão mobile