Nova Iguaçu vai oferecer mais de mil mamografias e 400 ultrassonografias de mama durante todo o mês de outubro

outubro 1, 2021 /

Em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu vai realizar, durante todo o mês de outubro, agendamento extra de mil mamografias e 400 ultrassonografias de mama. Os exames serão realizados tanto na rede própria de saúde quanto nas redes conveniadas do município. O agendamento poderá ser realizado em qualquer unidade de saúde, tendo em mãos a requisição de exame, identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

As unidades irão realizar palestras e rodas de conversa com mulheres de 25 a 69 anos abordando o câncer de mama. Elas serão incentivadas a fazer consultas na área da saúde da mulher, nas quais serão realizados preventivos (caso haja necessidade) e exame clínico de avaliação da mama.

“Quanto mais cedo o câncer de mama é descoberto, maior é a chance de cura. É muito importante que as mulheres do nosso município tenham acesso ao serviço de prevenção e estejam com seus exames em dia. Por isso, especialmente durante o mês de outubro, ofertaremos os agendamentos extras”, ressaltou o Secretário Municipal de Saúde Luiz Carlos Cavalcanti.

O Outubro Rosa é um movimento que tem como objetivo principal alertar não só mulheres, mas também a sociedade, sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama e colo de útero.

Aloma Carvalho