Nova Iguaçu recebe exposição de sete mulheres das artes visuais

maio 13, 2021 /

As artes visuais em Nova Iguaçu ganham mais uma exposição. Dessa vez, sete mulheres da Baixada apresentam a exposição “Artista é a mãe!”, na sede da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), a partir desta sexta-feira (14).

A curadora e também artista da exposição, Sílvia Schiavone, destaca que são sete profissionais das artes visuais bem plurais, desde pintoras até criadoras que nunca participaram de exposições. Além de Sílvia, Carol Nascimento, Cintia Lima, Raquel R. Silva, Renata Fonseca, Tâmisa e Thaís Basílio apresentam suas obras.

“Eu pedi a elas trabalhos com temática relativa à maternidade. O assunto mãe e corpo é muito recorrente no trabalho das mulheres. Falar desses trabalhos é falar sobre elas. Temos obras que destacam a relação mãe e filho, o corpo e o seio materno”, destacou Sílvia.

O trabalho visa refletir a condição feminina da Baixada, além de fomentar as artes visuais em Nova Iguaçu. “A gente colocar um trabalho dessas artistas numa instituição como a Fenig é comunicar as questões dessas mulheres para esse público. A gente cria potência para os profissionais das artes visuais da Baixada”, afirmou a curadora Sílvia Schiavone.

A exposição “Artista é a mãe!” acontece até o dia 11 de junho, na Galeria de Galeria de Artes Fenig (Rua Governador Portela, 812, 2º andar, Centro de Nova Iguaçu), das 9h30 às 16h30.

A Galeria

Num resgate da vocação da Fenig nas artes visuais, a Fundação inaugurou a Galeria de Artes em novembro de 2019, com a exposição internacional “Ojú Olhos”, do fotógrafo Raimundo Santa Rosa, que trouxe a beleza da cultura dos povos africanos, numa celebração do mês da Consciência Negra.

As exposições seguintes das pintoras Nicole, Cristiane Paula, Ane Alves e Solange Maria de Souza, e do pintor Jeremias Cristino mostraram a força das artes visuais em Nova Iguaçu.

Aloma Carvalho