Nova Iguassu Online

Nova Iguaçu promove evento em homenagem ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

O Top Shopping foi o palco da apresentação de músicas e exposição dos trabalhos dos alunos da rede municipal de ensino público. Fotos: PMNI.

No palco da praça de alimentação do Top, onze escolas diferentes produziram onze apresentações com muita música e dança. A rede municipal tem mais de 2 mil e 100 alunos com deficiência


Todo dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para comemorar a data este ano, a Prefeitura de Nova Iguaçu está promovendo a Semana da Luta da Pessoa com Deficiência. Neste sábado (21), o Shopping Nova Iguaçu foi palco de diversas apresentações musicais e exposições que representam todo o trabalho artístico e inclusivo realizado pelos mais de dois mil e cem alunos com deficiência da rede municipal

No palco da praça de alimentação, onze escolas diferentes produziram onze apresentações com muita música e dança. Já as exposições de alguns trabalhos escolares dos alunos ficaram reservadas para apreciação no primeiro piso do Shopping, e ficarão por lá até o final da próxima semana.

“Essa Semana da Pessoa com Deficiência vem para celebrar e para dar visibilidade a todo o trabalho que a rede municipal realiza no processo de inclusão das pessoas com deficiência na escola e em diversos espaços sociais”, disse Nathalia Araújo de Sá, gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e uma das organizadoras do evento.

Segundo ela, o evento é um momento importante para dar visibilidade ao trabalho realizado nas escolas e também para promover a discussão sobre a acessibilidade deste público nos diversos espaços sociais. Além disso, é uma oportunidade de mostrar para a sociedade que, através das práticas e incentivos nas instituições, os alunos conseguem superar suas limitações naturais e apresentar ótimos resultados.

A evolução das crianças

“Essas apresentações abordam diversas temáticas que são trabalhadas na escola ao longo do ano. Então esse evento é importante para que as pessoas possam ver essas crianças e a evolução delas”, comentou Nathalia.

Max Moraes da Silva hoje faz parte da equipe de Educação Especial e é coordenador da pasta de deficiência visual do município. Mas, ao mesmo tempo, também já esteve do lado dos alunos, já que perdeu a visão aos 15 anos por causa da síndrome Vogt-Koyanagi-Harada e vem participando desta luta desde então. Ele também comentou sobre a importância de datas como essa e ressaltou o trabalho que é feito diariamente nos bastidores.

A luta diária dos profissionais

“O mundo não foi feito para pessoas com deficiência. Então é nesta semana que nós temos que chamar atenção para essas nossas necessidades. É uma semana de evento só por ano, mas nós trabalhamos estas questões durante todo o tempo, então essa é a hora de trazer à luz toda nossa luta diária”, falou Max.

A Semana da Luta da Pessoa com Deficiência começou na última sexta-feira (20) e vai até a próxima quinta-feira (26). Serão seis dias repletos de eventos, que vão desde palestras até sessão de cinema especial, em prol desse público.

A abertura da Semana aconteceu no Espaço Firjan, na sexta-feira (20), com o depoimento de histórias de superação de alunos das redes municipais, além da palestra do Doutor Caio Sousa, professor universitário e ex-chefe da Educação Especial do Estado do Rio de Janeiro, sobre acessibilidade e inclusão, com ênfase nos direitos das pessoas com deficiência.

Confira abaixo toda a programação restante:

Segunda-feira (23/9), 13h: Jogos Abertos Especiais de Nova Iguaçu (JOABENI) na Unig.

Terça-feira (24/9), 10h: Cinema com pipoca no Shopping Nova Iguaçu.

Quarta-feira (25/9), 8h: Paradiso Clube.

Quinta-feira (26/9), 14h: Peça do filme Divertida Mente no Teatro Nova Iguaçu.

Sair da versão mobile