Nova Iguaçu começa a vacinar pessoas com comorbidades de 57 a 59 anos e profissionais de educação de 57 a 59 anos

abril 26, 2021 /

A Prefeitura de Nova Iguaçu inicia, nesta segunda-feira (26), a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades entre 57 e 59 anos e profissionais da educação de 57 a 59 anos, seguindo o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde abriu um novo ponto de vacinação, na Clínica da Família Maraú, em Austin, na última sexta-feira (24), totalizando 22 locais de imunização contra a doença.

Até este sábado (24), Nova Iguaçu já tinha aplicado 161.863 doses contra a Covid-19. A cidade recebeu, neste domingo (25), novas unidades de vacinas: 17.360 de AstraZeneca e 2.310 de CoronaVac.

A vacinação de pessoas com comorbidades iniciou, nesta segunda-feira (26), para mulheres de 59 anos. Na terça-feira (27) será a vez dos homens nesta faixa etária. Na quarta-feira (28), mulheres de 58 anos serão imunizadas. Na quinta-feira (29), os homens de 58 anos. As mulheres de 57 anos serão vacinadas na sexta-feira (30). No sábado (1/5), homens desta mesma idade poderão procurar um dos pontos de vacinação.

Os pertencentes ao grupo de comorbidades são portadores de diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial (estágios 1,2 e 3), insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias, pericardiopatias, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down, cirrose hepática,portadores de próteses valores, portadores de dispositivos cardíacos implantados, além de doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas.

Para serem vacinados, as pessoas com comorbidades devem apresentar comprovante assinado por médico, contendo assinatura e registro no conselho de classe, que demonstre pertencer a um destes grupos de comorbidades; documento de Identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde; Comprovante de Residência, três últimas receitas, com validade máxima de seis meses.

Os profissionais de educação _ professores, pessoal administrativo, merendeiras, pessoal de apoio (serventes e vigias) _ também começam a integrar a programação de imunização em Nova Iguaçu. Nesta segunda-feira (26) serão as mulheres com 59 anos. Na terça-feira (27) será o dia dos homens desta idade. Na quarta-feira (28), as mulheres de 58 anos serão vacinadas. Na quinta (29), será a vez dos homens profissionais com a mesma idade. Na sexta (30), mulheres de 57 anos e, no sábado (1/5), os homens desta faixa etária.

Os profissionais da educação para serem vacinados, devem estar com carteira de identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde; três últimos contracheques de instituição de ensino localizada em Nova Iguaçu.

Vacinação continua para profissionais da saúde com mais de 26 anos e idosos a partir de 60 anos

Os profissionais de saúde com idade superior a 26 anos que ainda não se vacinaram podem comparecer a qualquer ponto de vacinação com os documentos necessários. Já os idosos acima de 60 anos que não se vacinaram, podem comparecer a qualquer ponto, preferencialmente, na parte da tarde.

Para a segunda dose da vacina, são esperados profissionais de saúde e os idosos maiores de 65 anos vacinados com a Coronavac (Cartão Azul) até o dia 12 de abril e também os vacinados com a Astrazeneca (Cartão Laranja) até 28 de fevereiro. Quem tiver com o prazo da segunda aplicação ultrapassado, também poderá comparecer para garantir a completa imunização.

O horário de funcionamento da campanha é das 8h30 às 16h, com exceção aos sábados, que vai até as 14h.

A lista completa com os endereços dos postos de vacinação contra a Covid-19 e o calendário de imunização no site da Prefeitura de Nova Iguaçu

Aloma Carvalho