Nova Iguassu Online

Nova Iguaçu celebra 192 anos com lançamento de longametragem, museu e entrega de medalhas de Mérito Cultural; e ainda tem corrida e caminhada na Via Light no dia 25

O prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina, ganhou um quadro com o cartaz de divulgação do longametragem com o qual a Arcádia ajuda a divulgar a história da cidade-mãe da Baixada Fluminense. Na foto, com o prefeito, estão Tereza Petsold, Vicente Loureiro e Jorge Gama. Fotos: Thiago Loureiro e PMNI/Divulgação.

Os eventos festivos pelos 192 anos de fundação de Nova Iguaçu continuam neste sábado, na Via Light, com a tradicional corrida e caminhada. Na última terça-feira ( 14) a Arcádia , a Prefeitura e o Ministério da Cultura lotaram de convidados o acanhado Teatro Sylvio Monteiro para o lançamento de Nova Iguaçu, uma cidade em dois lugares, um documentário com duas horas de duração com mapas antigos e depoimentos de historiadores e urbanistas.

Da esquerda para direita: o ex-deputado Jorge Gama, o jornalista Paulo Cezar Pereira ( Editor Chefe do Nova Iguassu Online) , o ex-vereador e agora empresário Paulinho Crispim, a cantora Dinha Pinheiro, o arquiteto Vicente Loureiro, Tereza Petsold ( presidente da Arcádia Iguaçuana dos Amigos da Artes e Cultura), Marcus Monteiro ( secretário municipal de Cultura), Nélson Freitas ( atual secretário de Cultura de Paracambi), a Professora Cristina Penna, Miguel Ribeiro ( presidente da Fenig), o jornalista e produtor cultural Alberto Aquino, o advogado Walceyr Almeida ( Jornal de Hoje) e o economista Mauro Osório.

“É uma verdadeira alegria comemorar os 192 anos de Nova Iguaçu como prefeito. Sou nascido e criado aqui, e tenho um enorme orgulho e responsabilidade de representar a nossa população. Podem esperar muito trabalho ao longo desses quatro anos, com investimentos e serviços para todos os bairros”, destacou o prefeito Dudu Reina, que também celebrou as conquistas culturais do município.

O Museu de Arqueologia e Etnologia , no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, na região de Tinguá , também foi visitado ontem por convidados e o prefeito da cidade. Ele será o primeiro museu da Baixada Fluminense e o segundo da categoria da região Sudeste. Na ocasião foi inaugurado um pórtico em homenagem ao aniversário da cidade. A região do Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha marca o início da história da cidade de Nova Iguaçu. Parte do acervo arqueológico do local, que já conta com mais de 150 mil fragmentos encontrados durante as escavações, foi exposta ao público presente durante o evento. 

Mérito Cultural

As comemorações prosseguiram com a solenidade de entrega da Medalha de Mérito Cultural Iguaçuano, no Complexo Cultural Mário Marques – Teatro Sylvio Monteiro., ontem à noite. Durante a cerimônia, personalidades locais foram condecoradas em reconhecimento às suas contribuições à cultura de Nova Iguaçu.

Adam Mendes, Sílvia Regina e Dario Silva foram homenageados no Teatro Sylvio Monteiro

Os homenageados da noite receberam a medalha e o diploma de mérito: o estilista Adam Mendes, o artista plástico Dario Silva e a artista Silvia Regina, que foi surpreendida ao saber que seria uma das agraciadas. “Fui pega de surpresa. Essa medalha valoriza o nosso trabalho na cidade. É muito gratificante”, declarou Silvia Regina.

A programação de aniversário de Nova Iguaçu continua no próximo sábado (25), com shows de pop-rock, anos 80 e outras atrações na Via Light, para o público. Nesse mesmo dia, ocorrerá a tradicional corrida e caminhada, com percursos de 5 km e 3 km, respectivamente, que devem reunir cerca de 3 mil participantes.

Sair da versão mobile