Nova Iguaçu abre comemorações pelos seus 192 anos com exposições

A cidade de Nova Iguaçu iniciou as comemorações antecipadas pelos seus 192 anos de fundação na segunda-feira (13) com a exposição “Da Velha Iguassú à Nova Iguaçu”, que retrata a história do município. Duas das mostras, intituladas Personalidades Históricas Iguassuanas e Panoramas de Nova Iguaçu em 1932, estão em exibição na sede da Prefeitura, enquanto a exposição O Canto das Três Raças na Terra dos Laranjais segue no Complexo Cultural Mário Marques.

A mostra na sede da Prefeitura reúne cerca de 50 painéis fotográficos da coleção Arruda Negreiros, que retratam o município na década de 1930 e homenageiam personalidades que contribuíram para o seu desenvolvimento. Já no Complexo Cultural Mário Marques, é possível conferir um acervo diversificado com peças indígenas, africanas e europeias, representando as três etnias que formam o povo iguaçuano e brasileiro.

O prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina, participou do primeiro dia das festividades e destacou a emoção de fazer parte das comemorações. “É um grande orgulho integrar as celebrações dos 192 anos de Nova Iguaçu. Nossa cidade carrega uma história rica, repleta de elementos culturais e detalhes que fazem com que quem a conhece se sinta um iguaçuano de coração. Toda a Baixada Fluminense tem acesso a esse valioso acervo cultural”, destacou.

O secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro, também comentou sobre as exposições e a importância de levar a história de Nova Iguaçu à população. “Essas fotografias estarão expostas na Prefeitura pelos próximos 30 dias, para que não somente os servidores, mas também a população, possa visitar a mostra e conhecer um pouco mais sobre nossa rica história. Divulgar e valorizar a memória é fundamental para a construção de uma cidadania plena”, afirmou o secretário.

A jornalista Maria Madalena Lourenço Ângelo, moradora de Nova Iguaçu desde 2002, compartilhou um pouco de sua história com a cidade. “Trabalhei em um jornal local e fiz reportagens por toda a cidade. A Estrada de Madureira, por exemplo, era completamente diferente do que temos hoje, com grande concentração populacional e vários prédios. A geografia da cidade mudou, e as pessoas também estão mudando. A Baixada tem cultura e pessoas maravilhosas. Quem conhece Nova Iguaçu se apaixona”, garantiu Maria Madalena, moradora do bairro Mangueira.

Programação segue nesta quarta-feira (15)

As comemorações do aniversário continuam nesta quarta-feira (15). Às 10h, será celebrada uma missa solene em homenagem à cidade, na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga. Às 14h, ocorrerá a inauguração do Pórtico do Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha e o lançamento da pedra fundamental do Museu de Arqueologia e Etnologia de Nova Iguaçu. O prefeito Dudu Reina e as equipes da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) também farão uma visita às obras do Parque Histórico e às escavações arqueológicas da Casa da Câmara e Cadeia da antiga Vila de Iguassú, localizadas na Rua das Flores, no Barão do Guandu.

Às 19h, será realizada a solenidade de entrega da Medalha de Mérito Cultural Iguaçuano, no Complexo Cultural Mário Marques – Teatro Sylvio Monteiro, situado na Rua Getúlio Vargas, 51, no Centro. Durante a cerimônia, personalidades locais serão condecoradas em reconhecimento à sua significativa contribuição para a cultura do município.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também