Nova Aurora, em Belford Roxo, tem encontro de Folia de Reis amanhã (14/01)

janeiro 13, 2018 /

Tradição da Folia de Reis se

mantém viva em Belford Roxo

A tradição da Folia de Reis, uma manifestação cultural religiosa, que relembra a atitude dos três Reis Magos que visitaram o Menino Jesus, não está esquecida em Belford Roxo. No próximo domingo (14), a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, vai promover o 10º Encontro de Folia de Reis. O evento vai acontecer de 9h às 18h, na Praça do Cruzeirinho, no bairro Nova Aurora, e vai contar com 10 grupos que vão se apresentar para o público mostrando a sua cultura. Vão participar do encontro grupos Belford Roxo, Nova Iguaçu, Paracambi, Duque de Caxias, Mesquita e até mesmo de Vassouras.

De acordo com o secretário de Cultura, Bruno Nunes, com o encontro, Belford Roxo, quer manter a tradição folclórica. “O Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro, mas as apresentações começam dia 24 de dezembro e vão até 20 de janeiro, quando se comemora o Dia de São Sebastião. É muito importante manter esta tradição com a nossa população”, enfatizou o secretário.

Fernando Antônio da Silva e Luiz Ricardo são coordenadores do encontro. De acordo com Fernando, que faz parte do grupo “Boas Novas de Belém”, que tem cerca de 40 integrantes, a Folia de Reis é uma tradição que passa de pai para filho. “Estamos no nosso décimo encontro. Tenho orgulho de dizer que hoje, o meu neto conhece e sabe o que é a Folia de Reis. A tradição é importante para nossa cultura”, explicou Fernando.

Dilson Messias, de 77 anos e Ataíde de Souza, de 57, o Nego da Folia, são os integrantes mais antigos do grupo Boas Novas de Belém, com quase 50 anos de Folia de Reis. Segundo eles, o grupo surgiu após a morte de seu fundador há cerca de 17 anos. “É uma tradição que passa de geração para geração. Desde o Natal visitamos as casas fazendo orações, falando da importância dos Santos Reis e levando a Boa Nova”, explicaram.

Fotos de Rafael Barreto/Divulgação

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.