Nilópolis vacina com AstraZeneca mulheres e homens com comorbidades na faixa dos 45 aos 36 anos esta semana

maio 24, 2021 /

Nilópolis continua a vacinação com AstraZeneca de moradores com comorbidades e, esta semana, atende homens e mulheres na faixa dos 45 aos 36 anos. Pela primeira vez, a cidade atende mulheres e homens com duas idades diferentes no mesmo dia ( veja calendário abaixo). No sábado haverá a repescagem para quem tem 36 anos ou mais.E continua a vacinação de pessoas a partir dos 18 anos com síndrome de down, paralisia cerebral ou autismo.

Eles devem procurar um dos quatro postos que estão aplicando o imunizante, no horário das 9h às 17h. Todos devem levar a carteira de identidade com CPF ou cartão do SUS e um comprovante de residência, que é obrigatório.
Na terça-feira ( 25/5), será retomada a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades apenas no Posto Central.
E, para comprovar a doença pré-existente, a pessoa deve apresentar laudo médico que confirme a comorbidade ou exame médico e receita médica recente (máximo de três meses).
A imunização contra a Covid-19 está acontecendo nos postos Central, Cabuís, Novo Horizonte e Cabral ( endereços abaixo).

Calendário

Segunda-feira ( 24/5) – Homens e mulheres de 45 e 44 anos com comorbidades
Terça-feira (25/5) – Homens e mulheres de 43 e 42 anos com comorbidades
Quarta-feira (26/5) – Homens e mulheres de 41 e 40 anos com comorbidades
Quinta-feira (27/5) – Homens e mulheres de 39 e 38 anos com comorbidades
Sexta-feira (28/5) – Homens e mulheres de 37 e 36 anos com comorbidades
Sábado ( 29/5) – Repescagem para Homens e mulheres a partir de 36 anos com comorbidades

Comorbidades

São comorbidades: hipertensão arterial, diabetes, doenças hepáticas, cardiopatias, obesidade, câncer, doenças reumáticas, sequelas de AVC, paralisias cerebral e infantil, amputação de membros.

Endereço dos Postos de Saúde

Posto Central
Rua João Pessoa, 1530, Centro. Tel.: 2691-2257

Posto Programa de Saúde da Família – Cabuís
Rua General Mena Barreto, s/nº, Cabuís

Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral
Rua Roldão Gonçalves, s/n, Cabral

Posto de Saúde
Dr. Dorvil Lacerda

Nova Iguaçu inicia imunização com Pfizer. Cidade segue vacinando com segunda dose da Coronavac/Sinovac

A vacinação em Nova Iguaçu terá, esta semana, o uso de três imunizantes para combater a Covid-19. A partir desta segunda-feira (24), a cidade passa a aplicar também as primeiras doses da vacina da Pfizer, exclusiva para gestantes e puérperas com comorbidades e também homens e mulheres com comorbidades. Além disso, a Prefeitura continuará fazendo o reforço com a Coronavac/Sinovac. Até quinta-feira (27), receberá a imunização completa somente quem tomou a primeira dose entre os dias 15 e 17 de abril. A AstraZeneca/Oxford também segue sendo aplicada nos grupos prioritários.

Início da vacinação com Pfizer
Devido a necessidade de armazenamento em temperatura diferente das demais, a vacina da Pfizer será aplicada em apenas três pontos de imunização: Espaço Municipal da Terceira Idade de Nova Iguaçu (Esmuti), Clínica da Família Odiceia de Moraes e Centro de atendimento ao deficiente (CAD). O público-alvo poderá procurar um destes pontos de segunda a sexta-feira, respeitando a divisão de gênero por horário: mulheres pela manhâ e homens à tarde.

Quem receberá o imunizante das Pfizer
– Gestantes, independente da idade gestacional, e puérperas (mulheres no período pós-parto) com comorbidades acima de 18 anos;
– Pessoas entre 18 e 59 com comorbidades.
É importante respeitar o intervalo de no mínimo 14 dias entre a vacina Influenza (da gripe) e/ou outra vacina do calendário de vacinação da gestante e a vacina contra Covid-19.

Documentação necessária para gestantes e puérperas
Para serem vacinadas, é preciso levar documento de Identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde e comprovante de residência. Puérperas com até 45 dias do pós-parto devem apresentar certidão de nascimento do bebê.

Calendário da vacinação segunda dose Coronavac/Sinovac
A segunda dose da Coronavac/Sinovac será aplicada somente em pessoas que receberam a primeira dose da vacina (cartão azul) nos dias 15, 16 e 17 de abril. Veja abaixo o calendário de quem pode ser vacinado até quinta-feira (27/05).
– Segunda (24/5): somente pessoas que tomaram a primeira dose no dia 15 de abril;
– Terça (25/5): somente pessoas vacinadas com a primeira dose no dia 16 de abril;
– Quarta (26/5): somente pessoas vacinadas com a primeira dose no dia 17 de abril;
– Quinta (27/5): somente pessoas vacinadas com a primeira dose no dia 17 de abri.
Horário de funcionamento: das 8h30 às 16h.

Primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford
A primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford será aplicada, ao longo da semana, em homens e mulheres com comorbidades com idade entre 18 e 27 anos, e pessoas com deficiência definitiva acima de 18 anos. A segunda dose da AstraZeneca (cartão laranja) continuará sendo aplicada conforme agendamento de retorno, respeitando os horários e divisão de gênero.

Mulheres e homens serão vacinados no mesmo dia com AstraZeneca/Oxford, de acordo com as idades, porém em horários diferentes. As mulheres serão vacinadas das 8h30 às 13h, e os homens das 13h às 16h.

Calendário da vacinação primeira dose da vacina com AstraZeneca/Oxford
– Segunda (24/5): pessoas com comorbidades de 26 e 27 anos edeficiência definitiva acima de 18 anos;
– Terça (25/5): pessoas com comorbidades de 24 e 25 anos e deficiência definitiva acima de 18 anos;
– Quarta (26/5): pessoas com comorbidades de 22 e 23 anos e deficiência definitiva acima de 18 anos;
– Quinta (27/05): pessoas com comorbidades de 20 e 21 anos e deficiência definitiva acima de 18 anos;
– Sexta (28/05): pessoas com comorbidades de 18 e 19 anos e deficiência definitiva acima de 18 anos;

Quem com comorbidades pode ser vacinado
Pertencentes ao grupo de deficiências são pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e transtorno do espectro autista. Já aqueles do grupo de comorbidades são os portadores de diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial grau 3, insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias, pericardiopatias, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida IMC maior que 30, síndrome de Down, cirrose hepática, portadores de próteses valvares, portadores de dispositivos cardíacos implantados, além de doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas.

Repescagem de primeira dose da AstraZeneca/Oxford

Os profissionais de saúde com a idade de 26 anos ou mais, idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidade acima de 28 anos que ainda não se vacinaram devem comparecer a qualquer ponto de vacinação com os documentos necessários, cumprindo o horário e separação de gêneros.

Documentos que devem ser apresentados
Para serem vacinados, é preciso apresentar comprovante assinado por médico, contendo assinatura e registro no conselho de Classe, que demonstre pertencer a um destes grupos de comorbidades e deficiências; documento de Identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde; Comprovante de residência e três últimas receitas, com validade máxima de 12 meses. Desde terça-feira (18/5), todos os atestados de comorbidades estão sendo retidos para verificação da veracidade do documento.

Horário de atendimento nos pontos de vacinação
O horário de funcionamento nos pontos de vacinação é das 8h30 às 16h, com exceção aos sábados, que vai até às 14h. A lista completa com os endereços dos 23 pontos de vacinação contra a Covid-19 e o calendário de imunização está em: www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario/

Aloma Carvalho