Paes encontra lideranças comunitárias do Rio e representantes das forças policiais do estado no penúltimo sábado de campanha do segundo turno
Faltando pouco mais de uma semana para a fim das eleições 2018, o candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recebeu lideranças comunitárias e de favelas das Zonas Norte, Oeste e Centro no bairro de Olaria. No encontro, que lotou o salão do Olaria Atlético Clube, Paes expôs suas propostas para as comunidades mais pobres da Capital e de todo o estado. Paes se comprometeu a, se eleito, trabalhar em benefício dos mais pobres e, em parceria com as prefeituras, ampliar o atendimento básico de saúde através das clínicas da família, e a ajudar a contruir creches e escolas nas áreas mais desassistidas de serviços púbicos. Paes disse ainda que quer levar para todo o estado um programa de urbanização de comunidades, além de saneamento básico e abastecimento de água.
_ Nós queremos ter um programa de urbanização das favelas em parceria com as prefeituras. Isso é fundamental. Levar saneamento para as áreas mais pobres do estado, olhar com muita atenção o abastecimento de água na Zona Oeste. Na Baixada e em São Gonçalo levar saneamento e abastecimento de água. É possível fazer. Com a Cedae ainda pública, mas fazendo concessões e PPPs (Parcerias Público Privadas). Estes são os desafios das áreas mais pobres: construir clínicas da família, levar atenção básica na saúde, construir mais creches e escolas, como eu fiz no Rio de Janeiro, sempre priorizando as áreas mais pobres. Por isso fizemos esse encontro com lideranças comunitárias, com lideranças de favelas do Rio, de áreas mais pobres que precisam de mais atenção do governo sempre _ explicou Paes.
O candidato do Democratas, que teve uma recepção calorosa dos presentes, lembrou que uma das marcas de seu governo foi priorizar os investimentos nas áreas mais desguarnecidas de serviços públicos. A Prefeitura na gestão Paes aplicou 2/3 de todos os recursos de investimento nas regiões mais carentes de infraestrutura e serviços e, sendo assim, necessitadas de intervenção pública. De todo o orçamento previsto para a realização do Planejamento Estratégico 2013-2016 da Prefeitura do Rio _ R$ 38, 6 bilhões em quatro anos _ 70%, ou R$ 27 bilhões, foram concentrados em ações e obras nas Zonas Norte e Oeste do Rio, onde moram cerca de 4 milhões de pessoas, 65% da população segundo o Censo de 2010.
_ Esse aqui foi um encontro importante com lideranças comunitárias da cidade do Rio de Janeiro. Foi uma marca minha na prefeitura a capacidade de dialogar e de ouvir. É o que a gente quer fazer no governo do estado. Priorizar as áreas mais pobres, os que mais precisam. Foi isso que eu fiz como prefeito da capital. Sempre dialogar, falar com as pessoas, respeitar as diferenças, respeitar aqueles que mais precisam do governo no dia a dia _ afirmou.
Questionado sobre como faria para superar a crise financeira do Rio, Paes disse que conta com a experiência pregressa na prefeitura, quando enfrentou crises econômicas mundiais em 2009 e 2015/2016.
_ Enfrentei duas crises econômicas. E a gente conseguiu dar solução para os problemas. Vocês podem ter certeza que nós vamos organizar as finanças do estado, até mesmo para poder devolver os serviços mais básicos à população _ garantiu.
Paes reforçou ainda seu compromisso com o combate a violência no Rio, um problema que aflige a todos. O candidato afirmou que, em um governo seu, a Segurança Pública será prioridade, com as polícias Militar, Civil e Técnica recebendo mais investimentos em ampliação de efetivo e materiais de trabalho. Paes tem dito que o futuro governador precisará assumir a responsabilidade e estar à frente da segurança pública, uma vez que não há solução mágica e sim, trabalho, esforço, planejamento, novos modelos de policiamento e gestão.
_ Nós vamos agir com mais inteligência . Inteligência significa a gente agir basicamente de forma mais preventiva e cirúrgica. Evitando a morte de tantos inocentes e policiais. O estado deve combater o crime, deve retomar territórios, mas deve fazer de forma inteligente _ frisou.
Ainda neste sábado, Paes participou de reunião na Associação dos Militares Estaduais, com Policiais Militares e Bombeiros, onde também expôs seus planos para a Segurança Pública. À tarde ele esteve na Zona Oeste, nos bairros de Campo Grande e Sepetiba, onde fez corpo a corpo e conversou com moradores. |