Na Praça de São Pedro,no Vaticano, a emoção do encontro privilegiado de Padre Renato Chiera com o Papa Francisco

fevereiro 19, 2018 /

Fundador da Casa do Menor São Miguel Arcanjo no bairro de Miguel Couto e conhecido nas cracolândias do Rio e da Baixada como” o amigo dos cracudos”, o italiano Renato Chiera,  padre na Diocese de Nova Iguaçu desde o início dos anos 70, descreve com exclusividade para o novaiguassuonline a emoção de conversar com o Papa Francisco por mais de 3 minutos  na Praça de São Pedro, no Vaticano, após a missa solene de Quarta-Feira de Cinzas que deu início à Quaresma na Igreja Católica. Renato, amigo do Príncipe Albert ( Mônaco), E estava numa posição privilegiada com um grupo de 45 italianos e brasileiros membros da Família Vida, comunidade de “leigos que se doam a Deus nos filhos do Brasil não amados e abandonados da Casa do Menor”. Ao lado de Renato estava Lucinha, como é chamada a atual presidente a Casa do Menor, referência no acolhimento e na profissionalização de jovens em situação de risco na Baixada Fluminense.
                   Renato e Lucinha aproveitaram os 3 minutos para apresentar ao Papa Francisco a Comunidade Família Vida com um livrinho que explica o carisma e a missão dos integrantes da comunidade nas periferias e nas ruas das cidades da Baixada. O Papa, sorrindo, comentou e disse que a Igreja precisa desse trabalho e encorajou os dirigentes da Casa do Menor a enfrentar a questão social pelas quais passam os jovens no Brasil, dizendo-se conhecedor da violência no País. Lucinha falou duas palavras chaves para a Família Casa do Menor: presença e misericórdia. Reação do Papa Francisco, sorrindo e olhando com ternura: ” Belo, belíssimo”. Depois o Papa se voltou para saudar o grupo todo da Família Vida, que explodiu de alegria cantando ” Nossa Pátria agora é o Mundo. Francisco, sempre sorrindo, os convidava a cantar mais e abençoou a bandeira do Brasil.
– Entregamos nossa obra ao Papa Francisco, que nos estimulou para continuar – disse padre Renato, fundador da Casa do Menor e da Família Vida. Após o encontro com o Papa um grupo da comunidade foi à Rádio Vaticano para entrevista em língua italiana e portuguesa sobre a violência e a Campanha da Fraternidade no Brasil, cujo tema deste ano é Fraternidade e Superação da Violência.
Por Paulo Cezar Pereira ( texto)
 Fotos: Divulgação/ Casa do Menor São Miguel Arcanjo.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.