Na pandemia, só 15% dos que professam alguma fé vão a templos e igrejas

abril 17, 2021 /

Religiosos na Basílica de Aparecida ( foto) em meio à pandemia do novo coronavírus; pesquisa PoderData mostra que só 15% dos que professam alguma fé estão indo a templos e igrejas

 

Pesquisa PoderData feita de 12 a 14.abr.2021 em todo o Brasil com 3.500 entrevistas, mostra que o percentual dos brasileiros que têm alguma religião e está saindo de casa para ir a igrejas ou templos caiu quase pela metade em relação à última pesquisa, feita de 4 a 6 de janeiro. Era de 32% e chegou a 15% –queda de 17 pontos percentuais.

Outros 39% dos brasileiros que seguem alguma religião ou outro tipo de fé estão praticando suas crenças em casa por causa da pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Três meses antes, eram 19%. Houve alta de 20 pontos percentuais no período.

Os que têm assistido a cultos pela TV ou internet passaram de 45% para 35%. E 7% estão praticando sua fé de outras maneiras.

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.