‘Mutirão de Vasectomia’ será retomado nesta sexta (4) em Queimados

setembro 1, 2020 /

Prevenir uma gravidez indesejada não é apenas papel da mulher. O homem também pode colaborar com esse processo optando por métodos contraceptivos. Para auxiliar no processo de planejar a vida familiar dos queimadenses, o ‘Mutirão de Vasectomia’ estará de volta ao Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher, na próxima sexta-feira (4), às 13h. O serviço, que é ofertado gratuitamente pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estava suspenso devido à pandemia do novo coronavírus.

O procedimento, que é recomendado para quem não quer mais ter filhos, leva de 15 a 20 minutos para ser concluído e não requer internação hospitalar. Para realizar a cirurgia é necessário que o paciente esteja participando do planejamento familiar oferecido nas unidades de saúde, tenha mais de 25 anos e no mínimo dois filhos.

Neste primeiro momento, a prioridade será dos pacientes que já aguardam na lista de espera do programa. Os interessados em realizar o procedimento precisam procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, portando identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS para agendar uma consulta de planejamento familiar.

Aloma Carvalho