Mulher de Dom Phillips diz que dois corpos foram encontrados durante buscas a jornalista e indigenista no Amazonas; PF não confirma

junho 13, 2022 /

Alessandra Sampaio informou ainda que os cadáveres precisam passar por perícia para que a identificação seja feita

Dois corpos foram encontrados, na manhã desta segunda-feira (13), durante as buscas ao jornalista britânico Dom Phillips e ao indigenista brasileiro Bruno Pereira, segundo o portal G1 e a GloboNews. A mulher de Dom, Alessandra Sampaio, foi quem repassou a informação, que não foi confirmada pela Polícia Federal (leia nota abaixo).

Já segundo o jornal The Guardian, um assessor do embaixador brasileiro no Reino Unido deu a notícia à família de Phillips durante um telefonema na manhã desta segunda. Conforme Paul Sherwood, cunhado do jornalista, “ele não descreveu o local e apenas disse que era na floresta tropical”.

Phillips, 57 anos, colaborador do jornal britânico The Guardian, e Pereira, 41, viajavam juntos de barco pela região do Vale do Javari, uma área remota no extremo oeste do Amazonas, realizando entrevistas para um livro sobre preservação ambiental.

Eles foram vistos pela última vez na manhã do dia 5, na comunidade de São Gabriel, não muito longe do destino, a cidade de Atalaia do Norte. Testemunhas disseram que viram o pescador Amarildo Oliveira, 41 anos, passar de lancha em alta velocidade na mesma direção que Phillips e Pereira, pouco antes do desaparecimento.

Amarildo está preso temporariamente e é investigado pelo sumiço da dupla.

Nesta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, em entrevista à rádio CBN Recife, que “indícios levam a crer que fizeram alguma maldade” ao jornalista  e ao indigenista.  O chefe do Executivo disse considerar improvável que a dupla ainda seja encontrada com vida.

Objetos encontrados

A PF divulgou nota, na noite de domingo (12), informando que havia um cartão de saúde, uma calça, um chinelo e um par de botas pertencentes ao indigenista Bruno Pereira na mochila encontrada pela corporação durante a tarde. No local, também estavam um par de botas e uma mochila com roupas de Dom Phillips.

Os itens foram encontrados numa região alagada dos rios que dividem o Brasil e o Peru.

 Nota da PF

Veja, abaixo, a íntegra da nota da Polícia Federal:

“O Comitê de Crise, coordenado pela Polícia Federal/AM, informa que, não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips.

Conforme já divulgado, foram encontrados materiais biológicos que estão sendo periciados e os pertences pessoais dos desaparecidos.

Tão logo haja o encontro, a família e os veículos de comunicação serão imediatamente informados.”

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.

[ivory-search 404 "The search form 61543 does not exist"]