Mototaxistas recebem diplomas do curso de formação em Japeri

abril 23, 2018 /

Morador de Japeri, Cristiano de Souza Fernandes foi um dos alunos que se destacaram no Curso de Formação de Mototaxistas, em Japeri. A capacitação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Trânsito e Ordem Pública (SEMUSTOP), em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro – Detran-RJ. A entrega dos certificados aconteceu na última sexta-feira, na sede da Academia do Idoso.

O Curso de Formação de Mototaxistas faz parte do processo de regulamentação da atividade na cidade.

“Agradeço ao Detran pela parceria nesta importante etapa. A cada dia Japeri vem vencendo as dificuldades, e uma das provas disto e a regulamentação desta atividade, que não era respeitada. À medida em que geramos empregos na cidade, aumentamos a qualidade de vida. Por isso mesmo, procuro investir onde possamos gerar empregos. Hoje estes mototaxistas estão dando o exemplo de um processo que está sendo muito bem visto pela população”, destacou o prefeito Carlos Moraes.

A regulamentação da atividade de mototaxista está em vigor em Japeri desde novembro de 2017, através do decreto 2507/2017 determinado pela Lei Federal 12.009/2009.

“Temos no município 148 profissionais aptos e em processo de legalização. Este curso custa em média R$ 400, mas foi oferecido gratuitamente para os mototaxistas que estão buscando a legalização junto à prefeitura. Por isso agradeço muito a parceria do Detran e de todas as equipes envolvidas”, disse o secretário municipal de Segurança, Transporte, Trânsito e Ordem Pública, Claudio Russo.

Além de curso específico para mototaxista, entre os requisitos para a permissão do serviço estão a idade mínima de 21 anos, possuir habilitação há mais de 2 anos na categoria “A”, possuir motocicleta com documentação em dia e devidamente caracterizada para a atividade fim, além de usar colete de identificação com cores e numeração padronizadas pela Prefeitura, e contratar seguro contra acidentes pessoais para usuários do serviço.

O Curso de Formação de Mototaxistas, que começou em janeiro, teve quatro turmas. A capacitação, de 30 horas, foi dividida nos módulos Básico, Específico (trato de pessoas) e Prático. No total, 96 mototaxistas concluíram o curso.

Cristiano de Souza Fernandes foi o aluno que tirou nota 10 no total de pontos. “O curso foi muito bom. O instrutor explicou tão bem que foi fácil. Sou mototaxista há dois anos, mas não tinha a minha vaga. Agora, com este processo, posso trabalhar melhor e ainda contribuir com a minha aposentadoria, pagando o INSS já com a minha categoria”, festejou Cristiano.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.