Nova Iguassu Online

Morre o Papa Francisco aos 88 anos

Foto: Vatican News

Anúncio do Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta: “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”

Vatican News

Morre o Papa Francisco. O anúncio foi dado, com pesar, poucos instantes atrás diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, por Sua Eminêcia, o cardeal Farrell, com as seguintes palavras:

“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.

Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.

Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”

Ontem, domingo, o Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo.

Pontífice marcou história da Igreja Católica como o primeiro latino-americano e jesuíta a ocupar o cargo

A saúde de Francisco

O papa recebeu um diagnóstico de pneumonia nos dois pulmões, uma condição que pode inflamar e cicatrizar os órgãos, dificultando a respiração.

O Vaticano descreveu a infecção do papa como “complexa” e explicou que foi causada por dois ou mais microrganismos.

Enquanto esteve no hospital, o pontífice apresentou diferentes quadros de saúde, tendo pioras seguidas de melhoras.

Durante a internação, Francisco sofreu uma “crise respiratória prolongada semelhante à asma” e precisou de transfusões de sangue em decorrência de uma baixa contagem de plaquetas, associada à anemia.

O pontífice também esteve em “estado crítico” enquanto internado e apresentou insuficiência renal inicial leve.

O papa chegou a gravar um áudio para os fiéis agradecendo orações pela melhora da sua saúde.

A mensagem ocorreu após o Vaticano dizer que o pontífice permaneceu estável e não teve nenhum novo episódio de crise respiratória.

Eduardo Paes e Cláudio Castro lamentam a morte do papa Francisco

O governador Cláudio Castro (PL) e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), se manifestaram através de suas redes sociais para lamentar a morte do Papa Francisco, de 88 anos, anunciada pelo Vaticano durante a madrugada desta segunda-feira (21). Além de ressaltar as qualidades do pontífice, tanto Castro quanto Paes lembraram de sua vinda ao Rio, em 2013, para participar da Jornada Mundial da Juventde.

“O mundo está, hoje, com o coração apertado pela partida do Papa Francisco. O vazio deixado por ele parece insubstituível. Cresci na fé e é como um filho que sinto a perda deste líder religioso tão humilde, querido e corajoso, que dedicou sua vida a levar um sentimento de paz e fraternidade a todos. Francisco iluminou nossas vidas com esperança, amor e misericórdia, aproximando a Igreja de todos os povos”, escreveu o governador.

Cláudio Castro destacou entre as qualidades de Francisco o exemplo de amor ao próximo e a coragem para enfrentar os desafios.

“Seu exemplo de amor ao próximo e de coragem para enfrentar os desafios nos inspira a seguir com esperança e fé. Inesquecível foi sua visita ao Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013. Seu exemplo nos inspira a construir um mundo mais fraterno e solidário. Sua memória e seu legado de amor permanecerão eternos em nossos corações. Gratidão pela sua missão, amado Francisco!”, ressaltou Também pelas redes sociais, Eduardo Paes publicou fotos ao lado do Papa Francisco, entre elas uma de quando entregou as chaves do Rio de Janeiro ao Santo Padre

Paes destaca a humildade do papa Francisco

“Francisco nos deixa um dia após a Páscoa, da ressurreição de Cristo e a vitória da vida sobre a morte. Cumpriu com louvor sua missão ao comandar a Igreja em tempos tão desafiadores. Tive a oportunidade de estar com o Santo Padre algumas vezes, sobretudo em razão da Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Não me lembro de ter estado com nenhuma outra pessoa que emanasse tanta humildade, coragem e fé. Jamais me esqueço quando ele pediu para que nós, brasileiros, permitíssemos que ele pudesse adentrar em nossos corações, assim como Jesus fez no Evangelho”, lembrou o prefeito.

“Francisco nos ensinou, acima de tudo, que o amor de Jesus Cristo é o que une, cura e salva. Fez da misericórdia seu ministério, da humildade seu testemunho e da justiça seu clamor. Ensinou que a Igreja é casa de portas abertas e que o abraço de Deus alcança todos, sem exceção. Nosso pastor descansou. Resta a nós agradecer pelas suas palavras. Por ter sido um irmão que inspirou. Pelo ser humano que, como São Francisco de Assis, amou toda criatura desta Terra. Que o Senhor receba Francisco em sua divina misericórdia”, completou Paes.

Deputado Dr. Luizinho destaca humildade e simplicidade

Sair da versão mobile