Morreu neste sábado (22/2), aos 93 anos, Mercedes Boechat, mãe de Ricardo Boechat. O falecimento foi confirmado por um amigo do jornalista através das redes sociais. A causa não foi revelada.
“Uma guerreira. Era mãe dos meus camaradas Ricardo e Dalton e de outros cinco filhos, avó e bisavó. Nascida no Uruguai, foi criada na Argentina e se casou com um brasileiro”, escreveu Brunho Thys no Facebook.
Bruno completou: “Uma mulher que travou o bom combate da vida, lutou por um mundo melhor e não parou no tempo. Já madura, ‘mecha’ – como os filhos se referiam a ela – foi cursar Sociologia na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Segundo o rapaz, quando Boechat partiu, Mercedes não falou de seu sofrimento. Diante do caixão, disse apenas que estava “reconfortada com os relatos de desconhecidos e a presença no velório de tanta gente humilde”.
“Boechat herdou de Mercedes, entre tantas outras virtudes, a solidariedade; fazer o bem sem olhar a quem. Foi o que a reconfortou diante de morte trágica do filho. Seu exemplo de trabalho incessante por uma sociedade mais justa e fraterna é o que nos conforta agora, com o seu falecimento. Descanse em paz”, concluiu
Episódio marcante com Dona Mercedes
Bruno Thys ainda relembrou um episódio marcante vivido com Dona Mercedes. “Quando em 2019 lançamos ‘Toca o barco’, livro com depoimentos de colegas sobre Ricardo Boechat, recém-falecido, participamos de um evento organizado pelo querido Gilson Monteiro no Rio Cricket, em Niterói, cidade onde ela morava”, comentou.
Thys continuou: “A homenagem reuniu uma multidão. Com 87 anos, ela passou a noite toda em pé, conversando, assinando livros, sempre com um copo de cerveja na mão. A neta Paula, filha do Boechat insistiu para que ela comesse alguma coisa ou ao menos se sentasse. Dona Mercedes perdeu as estribeiras.”
4 imagens
Diálogos engraçados
Logo, o comunicador contou o diálogo na ocasião. “Deixa eu tomar minha cerveja, póóóóóra”, esbravejou a matriarca com seu forte sotaque portenho.
“Era uma mulher forte e de muita personalidade. Sempre que alguém perguntava se era mãe do Boechat, ela respondia de bate-pronto: ‘Qual deles? São sete filhos Boechat. Seis vivos [hoje cinco] e todos igualmente amados’”, pontuou.
Morte de Boechat
Boechat morreu no dia 11 de fevereiro de 2019, na queda do helicóptero que o trazia de Campinas para São Paulo, depois de realizar uma palestra na cidade do interior paulista.
*com informações de Fábia Oliveira .