Na tarde desta sexta-feira (22), moradores de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, registraram em vídeos o momento angustiante da queda de uma barreira na localidade. O incidente ocorreu em meio ao cenário de alerta para chuvas extremas na região durante o fim de semana.
Os registros audiovisuais capturam o desespero dos moradores, que clamam por socorro e alertam para que outros residentes deixem imediatamente o local. O Corpo de Bombeiros confirmou que o deslizamento aconteceu na Rua Antônio da Silva Ligeiro, situada no bairro Independência. Até o momento, não há informações sobre feridos decorrentes deste incidente.
Em meio à tensão, um dos moradores expressou o choque diante da situação, descrevendo-a como surreal e mencionando que mais uma tragédia acabara de ocorrer na área. Ele relata o desabamento sobre uma casa próxima e destaca a intensidade dos pedidos de socorro vindos dos afetados. Os relatos indicam que o evento se desenrolou por volta das 15h15 desta sexta-feira.
Já são registrados diversos pontos de deslizamentos nos bairros de Petrópolis #CHUVARJ #CHUVASRJ #Petrópolis pic.twitter.com/rGGjUArLYx
— Wesley Diniz (@WesleyDinizPT) March 22, 2024
URGENTE🚨 CASA DESABA EM PETROPOLIS Muitos gritos por socorro. Deus proteja essas pessoas. Muita chuva na região serrana. Siga @riotalindo #CHUVARJ pic.twitter.com/5RDzyLcZyA
— O Rio Tá Lindo (@riotalindo) March 22, 2024
Chuvas aumentando
Com a entrada da frente fria no estado, a intensidade da chuva está aumentando em algumas cidades. Em Petrópolis, na Região Serrana, o Rio Quitandinha já transbordou e a Defesa Civil acionou o segundo toque das sirenes em áreas de risco, o que significa que as pessoas devem sair de casa.
As sirenes tocaram no primeiro distrito, nas localidades de São Sebastião, Vila Felipe, Dr. Thouzet, Independência e 24 de Maio. A população está sendo orientada a buscar um dos 67 pontos de apoio espalhados no município.
A Rua Coronel Veiga foi interditada devido às inundações. A Prefeitura de Petrópolis informou que já atingiu os protocolos de risco de deslizamento, com orientação também para o comércio colocar as barras de metal de proteção e encerrar as atividades.
Segundo o governo do estado, as cidades de Angra dos Reis, Petrópolis, Magé, São Gonçalo, Maricá e Petrópolis estão com alto risco de deslizamentos. Em Teresópolis, o trecho da serra da BR-116 que liga o Rio ao município foi totalmente interditado por prevenção.
Entraram em estágio de alerta as cidade de Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Nilópolis e Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Na Serrana, além de Petrópolis, estão em atenção as cidades de Areal, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis. Angra dos Reis, na Costa Verde, também está em alerta deste o início da manhã.