
Ao todo, 67 pessoas, entre agentes comunitários de saúde do município e representantes de instituições da sociedade civil, participaram das aulas | Foto: GIOVANNA MEDEIROS
Mesquita recebe vídeo-curso sobre controle da tuberculose
novembro 13, 2023 /
Aprendizado constante também é sinônimo de saúde. A Clínica da Família Cosmorama recebeu 67 pessoas, entre agentes comunitários de saúde do município e representantes de instituições da sociedade civil, para um vídeo-curso sobre o controle da tuberculose. Os estudos aconteceram nos dias 7 e 8 de novembro, terça e quarta-feira, respectivamente, das 8h30 às 14h.
O vídeo-curso visa a importância do engajamento comunitário de ativistas e o fomento de interesse no acompanhamento de pesquisas em tuberculose, além de contribuir para a melhoria de políticas sobre a doença pela implementação de tecnologias leves e duras que sejam inovadoras e de interesse nacional. O curso foi trazido à cidade pela Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (REDE-TB), ONG sem fins lucrativos. Já as aulas foram ministradas pelo coordenador de Relações Internacionais e Engajamento Comunitário da REDE-TB, Ezio Távora, que foi autor da capacitação na versão da língua original.
“Por exemplo, eles aprendem sobre as pesquisas que são realizadas e como elas vão beneficiar os pacientes de tuberculose. Também em que momento isso vai ser implementado no SUS, para chegar nas unidades de serviços”, frisa a gestora de projetos da REDE-TB, Vania Araújo.
Além dos agentes comunitários de saúde, que realizam um trabalho mais individual com a população, a atividade é fortalecida pelos representantes de instituições da sociedade civil. Eles ajudam na captação de casos de tuberculose e no encaminhamento à unidade de Atenção Básica em Saúde, bem como na articulação com o governo sobre os processos relacionados ao tema.
Tratamento na cidade
Em Mesquita, o tratamento contra a tuberculose acontece em todas as unidades de Atenção Primária da cidade. Na detecção de situações mais graves, os pacientes são encaminhados ao Centro de Vigilância em Saúde Paraná, que fica no Centro do município. Lá, uma equipe de profissionais especializados fica responsável por tratar casos clínicos mais complexos.
Coordenador da Vigilância Epidemiológica de Mesquita, Silvio Diniz esclarece os principais aspectos no cuidado à tuberculose. “O diagnóstico precoce é bastante importante, porque ajuda a aumentar a chances de cura. Com isso, poderemos realizar o tratamento de forma adequada e acompanhar esse paciente. Para isso, também é fundamental que as pessoas que atuam na captação desses casos estejam capacitadas e preparadas. Até mesmo para realizar a indicação e incentivar os munícipes a não desistir do tratamento”, pontua.
Causada pelo bacilo de Koch, a tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa que, em 70% dos casos, acomete o pulmão, podendo também atingir outros órgãos. Os principais sintomas são febre, tosse e emagrecimento. Caso não seja tratada, a tuberculose pode deixar sequelas, como deformidades e limitações respiratórias.
Aloma Carvalho
