Mesquita promove campanha contra o tabagismo

maio 30, 2018 /

A Prefeitura de Mesquita realiza hoje (30 ) a campanha “Tabaco e as doenças do coração”. A ação visa alertar a população sobre o “Dia Mundial Sem Tabaco”, data criada pelos estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), celebrada no dia 31 de maio. A campanha contará com uma ação educativa na sede da prefeiturea, onde agentes de saúde estarão distribuindo informativos e esclarecendo todas as dúvidas sobre o Programa Nacional de Controle do Tabagismo em Mesquita.

O tabagismo é uma doença que causa dependência química, com isso as pessoas sentem dificuldade de parar de fumar. É preciso que os pacientes entendam a seriedade da situação e procurem orientação médica.  Em Mesquita, o tratamento é oferecido em oito unidade de saúde e é totalmente gratuito, podendo ser encontrado nas Unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).

Para o Secretário Municipal de Saúde, Emerson Trindade, a população precisa ter acesso aos números para entender a gravidade da situação. “Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. O tabagismo também é o responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica, como bronquite e enfisema, 30% por diversos tipos de câncer, 25% por doença coronariana e 25% por acidente vascular cerebral”, alertou.

Confira os locais que oferecem o Programa do Tabagismo em Mesquita:

ESF Banco de Areia – Rua Bicuiba, nº 418.

ESF Jacutinga Rua Maria das Graças, s/nº.

ESF Edson Passos – Rua Magno de Carvalho, nº 347;

ESF Santo Elias/EACS Cruzeiro do Sul Rua Nestor, nº 641 em Santo Elias.

ESF França Leite – Rua Cel. França Leite, nº 737 na Chatuba.

UBS Nossa Senhora das Graças – Av. União, nº 679 – Santa Terezinha.

UBS BNH – Rua das Oliveiras, nº 355.

POLICLÍNICA – Av. União, nº 676 – Santa Terezinha.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.