Mesquita comemora Dia Mundial da Conscientização do Autismo

abril 4, 2018 /

A Prefeitura de Mesquita, através das secretarias de Assistência Social (SEMAS) e de Educação (SEMED), comemorou na manhã desta terça-feira (3), no Auditório Zelito Viana, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O evento que teve como objetivo conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o autismo, contou com a participação do vice-prefeito, Waltinho Paixão, da secretária da SEMAS, Cristina Quaresma, do subsecretário da SEMAS, Nandes Moraes e do subsecretário de Educação, Gabriel Lima.

A atividade contou com palestras da coordenadora do Programa de Educação Previdenciária (PEP) do INSS de Caxias, Elaine Piorotti, e da Terapeuta Ocupacional, Aureanne Vellacorte. Os presentes puderam presenciar importantes debates e trocas de experiências ao final de cada apresentação. A primeira palestra abordou sobre os benefícios e direitos das pessoas com autismo, que orientou as famílias e os profissionais. “Faço questão de preparar todas as famílias que atendo. É de extrema importância auxiliar os responsáveis sobre os direitos que toda pessoa autista tem“, finalizou.

A segunda palestra, ministrada pela terapeuta ocupacional, abordou o tema “Atuação Interdisciplinar no Transtorno no Espectro do Autismo”, onde alertou os pais quanto o valor da intervenção multidiciplinar. “Em alguns momentos e, para alguns casos, a medicação é fundamental para que um determinado sintoma seja controlado e amenizado. Cabe ao médico avaliar os sintomas, decidir qual sobre a medicação adequada e, então, acompanhar a reação do organismo da criança às medicações usadas por meio de exames periódicos e mudanças nas dosagens, à medida que a criança cresce ou aconteça mudanças no quadro“, descreveu.

O vice-prefeito Waltinho Paixão afirma que esse tipo de evento sensibiliza a sociedade. “Trabalhamos para que a sociedade desenvolva ações e politicas públicas para o autismo. Buscamos uma gestão humanizada e igual para todos“, destaca Paixão.

Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma, este evento foi inesquecível e importante para dar visibilidade à luta pela inclusão social do autista. “Além de tratar um assunto de alta importância, eventos como esses são de extremo valor para essas mães terem oportunidades de conversar, trocar experiências e entender mais sobre o assunto”, acrescentou.

As crianças com autismo que compareceram do evento participaram de uma oficina de bonecas, receberam atendimento odontológico e acesso a emissão do vale social e do cartão de estacionamento para deficientes. O subsecretário, Nandes de Moraes, encerrou a atividade com uma apresentação musical. “Escolhi a música Esquadros, que a Adriana Calcanhoto fez para o seu irmão, que é cego, porque é uma letra profunda, que nos leva a refletir sobre o que somos, a nossa individualidade, nossos medos e tem a tolerância como tema. A sociedade precisa estar preparada para receber e aceitar todas as pessoas com igualdade, respeitando a particularidade de cada um. Estou muito feliz com o resultado da atividade”, concluiu ele, que idealizou o evento.

Foto: Bruno Santos/Divulgação

Aloma Carvalho