A Prefeitura de São João de Meriti inaugurou, ontem ( 10/04 ), o novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do PAM Meriti. A inauguração marca uma data simbólica: os 100 dias da nova gestão municipal, celebrados com uma importante conquista na área da saúde.
O novo CTI conta com 22 leitos, sendo dois de isolamento, e será o primeiro da cidade a operar totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade foi equipada com tecnologia de ponta, como respiradores, monitores multiparâmetros, bombas de infusão, desfibriladores, aparelho de gasometria e equipamentos para hemodiálise. Além disso, contará com uma equipe multiprofissional especializada.
A vice-prefeita e secretária de Cidadania, Dra. Letícia Costa, também celebrou a conquista: “Essa inauguração representa muito mais que uma obra. Representa o cuidado com a vida do meritiense. Como médica, sei que investir em saúde é investir em dignidade e no futuro da cidade”.

Léo Vieira, prefeito da cidade, festeja seus 100 dias de governo com a entrega do CTI com 20 leitos
A estrutura tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento a pacientes em estado grave, proporcionando maior segurança, humanização e eficácia nos cuidados intensivos. Espera-se que, com isso, haja redução na mortalidade por causas evitáveis, diminuição de transferências para outros municípios e queda no tempo médio de internação.
Já o secretário de Saúde, Dr. Carlos Neto, classificou a entrega como um marco histórico. “É um avanço que vai além da estrutura física. Teremos atendimento gratuito, humanizado e de qualidade. Seguiremos investindo em tecnologia, equipe e cuidado com a vida”, concluiu. Para o Dr. Márcio Bermal, diretor do Hospital Municipal, relembrou: “Estou na saúde do município desde 2006. Fui um dos primeiros acadêmicos de medicina no PAM Meriti, e participar deste momento de entrega do CTI para a população é uma alegria e um avanço para a saúde de São João de Meriti”.