Meriti é a única cidade da Baixada Fluminense a aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas contra covid-19

março 3, 2021 /

 

São João de Meriti está entre as três primeiras cidades metropolitanas que aderiram ao consórcio público para aquisição de vacinas no combate à covid-19, junto com Barra do Piraí e Saquarema, sendo Meriti o único município da Baixada Fluminense. A reunião virtual ocorreu anteontem (1°/3) e foi organizada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

O encontro teve o objetivo de expor para todos os prefeitos a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite a compra, em caráter suplementar, de vacinas pelos estados, distrito federal e municípios com recursos federais, a fim de fornecer à população imunizantes no combate à Covid-19.

A compra poderá ocorrer nos casos de descumprimento do Programa Nacional de Imunização (PNI) pelo governo federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população. A liberação também cabe para os casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em até 72 horas para o uso de vacinas aprovadas por agências reguladoras de outros países.

A FNP acredita que, reunindo esforços numa ação colaborativa, será possível enfrentar o desafio da pandemia e, assim, diminuir a desigualdade entre os municípios no que tange à compra desses insumos, tornando-os acessíveis a todos.

No encontro, a secretária de Saúde de São João de Meriti, Dra. Marcia Lucas, representou o prefeito, Dr. João.

Dr. João quer a duplicação de viadutos

O prefeito de São João de Meriti, Dr. João Ferreira Neto, acompanhado do deputado estadual Valdecy da Saúde e de diversos secretários do município, participou do evento Governo Presente” na Firjan de Nova Iguaçu. Dr. João falou sobre o crescimento da cidade, a vinda de grandes empreendimentos comerciais para Meriti e, por consequência, a necessidade de investimentos em infraestrutura rodoviária, como a duplicação dos viadutos da Rodovia Presidente Dutra, a carência de reforço policial na cidade e ratificou a importância da ajuda para a conclusão das obras da Maternidade do Morrinho e do centro cirúrgico para o Hospital de São João de Meriti.

 

Na foto, o governador Cláudio Castro, o prefeito Dr. João e o deputado estadual Valdecy da Saúde com secretárias municipais de São João de Meriti

“Tenho certeza de que a partir de hoje eles terão um olhar diferente para São João de Meriti, afirmou o prefeito”. Endossando a fala do prefeito, o deputado estadual Valdecy da Saúde, declarou: “O governador em exercício, Cláudio Castro está focado na Baixada Fluminense. Acredito que ele está muito atento às necessidades do município e tenho certeza de que o grande sonho da população (duplicação dos viadutos), será realizado”, completou.

Secretários estaduais e municipais

Durante o evento, os secretários municipais foram acomodados em salas de acordo com suas pastas e puderam conversar com o secretário estadual de sua respectiva área, alinhando assim um melhor entendimento em cada setor.

Participaram os secretários de Educação, de Ambiente e Sustentabilidade, de Saúde, de Cultura Direitos Humanos, Igualdade Racial e Turismo, de Esporte e Lazer, de Obras, de Ciência e Tecnologia, de Trabalho e Renda, de Trânsito e Transporte, de Assistência Social, de Captação de Recursos, Urbanismo e Habitação, de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, de Ordem Pública, de Fazenda, de Proteção e Defesa Civil, de Governo, da Casa Civil e a Procuradoria Geral do Município.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.