Matrículas abertas na rede municipal da Baixada Fluminense

janeiro 12, 2021 /

A pandemia do Coronavírus introduziu um “novo normal”. Visando manter o menor número possível de contato entre pessoas, a Prefeitura de Belford Roxo implantou este ano a matrícula online nas escolas e creches municipais. A matrícula poderá ser feita pelo site www.matriculabelfordroxo.com.br. As matrículas começaram dia 11 e vão até o dia 15.

No ato da inscrição, o próprio sistema oferecerá cinco opções de escolas para que os pais escolham uma de seu interesse. Estão sendo oferecidas 11.538 novas vagas, entre creche, educação infantil e ensino fundamental (1º ao 9º ano de escolaridade).

Segundo a prefeitura, até o início da manhã desta segunda-feira (11) foram feitas mais de mil matrículas. As aulas começarão no dia 8 de fevereiro.

Para efetuar a matrícula, o interessado entra no site, escolhe a opção “Faça sua Matrícula”. Em seguida, preenche o cadastro e responde a um pequeno questionário, seleciona o ano de escolaridade desejado e o turno. Depois clica em “buscar escolas”. O sistema identificará as unidades mais próximas da casa do aluno. Depois de feito o cadastro, os pais receberão um e-mail informando qual escola foi a escolhida e quais são os documentos necessários para efetuar a matrícula diretamente na unidade.

“É importante informar se o aluno tem ou não algum tipo de deficiência para que seja escolhida uma escola com total acessibilidade e profissionais aptos a trabalharem com este estudante”, concluiu o secretário municipal de Educação, Denis Macedo.

Distribuição das vagas

As 11.538 vagas para rede municipal de Belford Roxo, estão distribuídas da seguinte maneira: 3.284 (educação infantil), 5.357 (1º ao 9º ano de escolaridade), 2.160 (Educação Jovens e Adultos – EJA) e 737 (creches conveniadas). Belford Roxo tem 65 escolas municipais e 21 creches próprias. A previsão de alunos para este ano é de 47 mil. Para tirar dúvidas, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou o whatsapp (21) 96649-5788.

Confira o cronograma:

11 a 15 de janeiro de 2021 – Inscrição para novos estudantes do Ensino Fundamental/EJA

15/01/2021 – Resultado para saber quem conseguiu vaga nas creches. A divulgação é pública e poderá ser consultada no próprio site

20/01/2021 – Relação nominal de todos os alunos divulgada no próprio site (aba consulte sua inscrição)

21 e 22 de janeiro de 2021 – Efetivação da matrícula na primeira fase

25 a 29 de janeiro de 2021 – inscrição e confirmação para estudantes não alocados na primeira fase

01/02/2021 – A partir desta data a terceira fase da matrícula será diretamente nas unidades escolares (Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA).

Matrículas em Nilópolis vão até o dia 22

Começou nesta semana a realização das matrículas de todas as séries para o ano de 2021, nas unidades de Educação Infantil – Creche e Pré-Escola e nas unidades escolares de Ensino Fundamental, de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Educação Especial da rede pública do Sistema Municipal de Ensino da cidade de Nilópolis.

O prazo para efetivar a matrícula vai até o dia 22 de janeiro. As 31 escolas da rede estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Além de uma pasta modelo 17, os responsáveis devem levar os seguintes documento pedidos pela secretaria de Educação para a matrícula:

– Certidão de nascimento (xerox)
– Declaração de transferência
– Comprovante de residência (xerox)
– Caderneta de vacinação (xerox)
– Cartão do NIS (para crianças de 0 a 48 meses ; xerox)
– CPF do aluno (xerox)
– 2 fotos 3×4
– Carteira do SUS (xerox)
– CPF e identidade do responsável (xerox)

No ato da inscrição, os critérios preferenciais de ordem classificatória para matrícula são:

– Residente no município de Nilópolis.
– Beneficiário do programa Bolsa Família.

Aloma Carvalho