A atriz Mary Sheyla, conhecida por seus trabalhos na TV Globo, denunciou neste fim de semana um caso de racismo sofrido enquanto fazia compras com a família em uma unidade do Supermercado Mundial, no Rio de Janeiro. As informações foram divulgadas inicialmente pela coluna de Daniel Nascimento, do jornal O Dia, após a repercussão de um vídeo publicado pela artista em suas redes sociais no sábado (3).
Segundo Mary Sheyla, a abordagem racista teve início ainda na seção de carnes do supermercado, quando percebeu a presença insistente de um segurança. “Passei pela bendita seção das carnes. Quando eu passei ali, a gente que é preto, a gente já sabe, né? (…) Tinha um lá que ficou de boa, mas eu senti que um ficava passando por mim igual uma assombração”, contou a atriz.
Ela relatou que o profissional continuou a segui-la discretamente por todos os corredores, até a finalização das compras. “Aquela presença, sabe? Me incomodando, passando por mim o tempo inteiro, falando no rádio. (…) Você acredita que ele foi atrás de mim até no caixa? No caixa!”, enfatizou, visivelmente abalada com a experiência.
Veja ovídeo postado por Mary:
Após o episódio, Mary procurou o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do supermercado, onde registrou uma reclamação. No entanto, afirmou não acreditar que medidas concretas fossem tomadas. “Ela [atendente] pegou e falou assim pra mim: ‘Olha, a gente vai tomar medida, a gente vai falar com o chefe dele, tá bom?’ Mas assim, me deu atenção, mas não ia dar em nada. Não pegou meu telefone e ia ficar por isso mesmo. Foi por isso que eu saí do mercado e resolvi fazer o vídeo.”
A atriz reforçou ainda que preferiu não confrontar o funcionário diretamente por respeito ao trabalho dele, mas defendeu o direito de todos os clientes serem tratados com dignidade. “Respeitei o trabalho do cara, ele tem o direito de trabalhar, de fazer o serviço dele. Mas ele tem que respeitar as pessoas, não é assim? Eu não tenho que me sentir constrangida, acuada na hora de fazer minhas compras.”
A denúncia viralizou nas redes sociais e provocou indignação entre artistas e seguidores. Na segunda-feira (5), a atriz Luana Piovani também se pronunciou, cobrando posicionamento do supermercado. “Supermercado Mundial, que vergonha. Vocês deveriam treinar melhor os seguranças, funcionários de vocês”, declarou.
Até o momento, a rede de supermercados não se pronunciou oficialmente sobre o caso. A repercussão reacende o debate sobre o racismo estrutural em ambientes cotidianos e o despreparo de profissionais para lidar com clientes de maneira equitativa e respeitosa.