Uma multidão de fiéis faz fila para visitar o caixão do papa Francisco na basílica de São Pedro, no Vaticano, no último dia de velório público. Mais de 120 mil já prestaram suas homenagens ao pontífice, e a visitação pública se encerra às 14h no horário de Brasília (8h no horário local), sem extensão de horário, anunciou o Vaticano.
O balanço de visitantes foi divulgado enquanto milhares de pessoas continuam esperando em longas filas para prestar suas homenagens ao primeiro pontífice latino-americano. Ao todo, 128 mil fiéis já passaram pelo velório até as 3h desta sexta-feira (8h no horário local), segundo o Vaticano.
As portas da Basílica de São Pedro foram abertas ao público para o último dia de velório às 0h50 desta sexta (25), no horário de Brasília (7h no horário local). A cerimônia se encerrará às 14h no horário de Brasília, 20h no horário local de Roma.
Segundo o repórter da TV Globo Leonardo Monteiro, que está no Vaticano, nesta sexta-feira tem muito mais gente do que ontem na fila por conta de um feriado nacional na Itália. Os italianos comemoram nesta sexta o Dia da Libertação, dos 80 anos do fim do regime fascista de Benito Mussolini.
Por conta da grande quantidade de fiéis que fazem fila para visitar o caixão do papa Francisco, a basílica ficou aberta até as 2h30 e reabriu às 5h40, no horário local (21h30 de quinta e 0h40, respectivamente, no horário de Brasília), o que adicionou pouco mais de quatro horas de visitação, segundo o Vaticano.
Uma medida similar foi adotada pelo Vaticano durante a madrugada do primeiro para o segundo dia do velório, em que a basílica ficou fechada apenas durante 1h30 para limpeza. Cerca de 13 mil fiéis visitaram o caixão do papa nessa madrugada.
Ainda não se sabe se o Vaticano pretende estender o velório público de Francisco para além das 14h no horário de Brasília, por conta das filas. O fechamento do caixão do pontífice, em cerimônia fechada, está marcada para uma hora depois, as 15h.
Velório público
2º dia de velório do papa Francisco — Foto: Reuters e AFP
A Basílica de São pedro foi reaberta ao público que deseja se despedir do papa Francisco às 2h desta sexta (24), no horário de Brasília (7h no horário local). Este é o terceiro dia do velório do pontífice que se encerra nesta sexta (25), às 14h também no horário de Brasília.
No primeiro dia da cerimônia, o fechamento da basílica teve que ser adiado em razão do grande número de fiéis que ainda estavam na fila. O fechamento oficial ocorreu por volta das 20h50, no horário de Brasília, quase duas horas depois do previsto. Durante a tarde, o Vaticano informou que mais de 20 mil pessoas já haviam passado pela Basília de São Pedro.
O sepultamento de Francisco será neste sábado às 5h.
A grande fila para visitar o caixão do papa continua grande neste terceiro dia de velório. No primeiro dia, as visitas se estenderam por quase duas horas além do horário previsto.
Com informações do g1