Programação segue até o fim do mês com eventos interativos, palestras e atividades educativas para todas as idades
O Governo do Estado aderiu ao movimento internacional do Maio Amarelo, de promoção da segurança no trânsito. Durante todo o mês, a campanha ganha diferentes localidades com ações educativas e de conscientização, promovidas por diferentes secretarias e órgãos estaduais. Em 2025, o lema da campanha é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
-O Maio Amarelo é um chamado à consciência. O Governo do Estado está empenhado em salvar vidas por meio da educação e da prevenção. Para o trânsito ser seguro, é preciso que cada um faça a sua parte. Com a nossa programação buscamos atingir diferentes públicos e reduzir cada vez mais os índices de acidentes – destaca o governador Cláudio Castro.
A mobilização do Maio Amarelo teve início no dia 2/5, com a iluminação em amarelo de pontos turísticos e prédios públicos do Rio. Ainda na primeira semana do mês, o Detran RJ realizou, na região da Lapa, a atividade “Sopro pela Vida”, levando bafômetros para fazer testes com os frequentadores de bares e restaurantes e mostrar que álcool e direção não combinam. Foram montadas tendas no local para ações educativas com parceiros como Operação Lei Seca, Cedae, CET-Rio, Rio Ônibus e Instituto de Traumatologia e Ortopedia (INTO).
Nesta quinta-feira (08/05), o Fórum Maio Amarelo – Desacelere, com o tema “Os desafios da mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro”, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), propôs uma reflexão sobre comportamentos no trânsito, segurança viária e inclusão. A iniciativa contou com a parceria do Detran RJ e da Operação Lei Seca (SEGOV).

Ao longo do mês, ainda haverá uma simulação de resgate a vítimas de acidentes do Detran RJ, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Na ação haverá distribuição de equipamentos de segurança para motociclistas; atividades educativas voltadas às crianças e aos ciclistas; palestras em autoescolas, empresas e escolas; Olimpíada de Motoristas, caminhadas culturais; escolinha de trânsito para alunos de escolas públicas; e passeio ciclístico.
Também como destaque da programação, no dia 25/05, a Quinta da Boa Vista receberá, das 10h às 14h, o evento “Dia de Lazer com a Lei Seca”, com atividades voltadas para todas as idades. Haverá o Circuito de Alcoolemia, onde adultos poderão experimentar os efeitos da embriaguez com óculos de realidade virtual; apresentação da banda Samba Presente, com policiais da Operação Segurança Presente; distribuição de balões; circuito infantil de trânsito com carrinhos e sinalizações educativas; e ainda a oportunidade para quem quiser fazer gratuitamente o teste de bafômetro e entender seu funcionamento.
O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, reforça o papel da campanha:
-O Maio Amarelo é fundamental para mobilizar a sociedade em torno da valorização da vida. Temos intensificado nossas ações educativas, focando na prevenção e mudança de comportamento. Queremos despertar a atenção de todos para a responsabilidade no trânsito – pontua Farah.
Mais de 8 mil atendimentos de acidentes de trânsito em apenas três meses
Nos primeiros três meses do ano, os quatro hospitais da rede estadual que possuem emergência para atendimento de trauma registraram quase 8 mil atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito. Somente no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, foram mais de 1.300 atendimentos, sendo 1.164 vítimas de acidentes de moto. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde.
No mesmo período, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado, 72,03% dos acidentes envolveram motos. Motociclistas são as maiores vítimas do trânsito e a eles será destinada parte das ações da campanha. Neste período, os bombeiros foram acionados para 6.261 ocorrências de colisão entre carros e motos; 3.897 quedas de moto; e 996 acidentes entre motos.
No ano passado, houve 23.761 acidentes no estado (13,84% de aumento em relação a 2023), com 27.747 feridos (+16,4%) e 2.230 mortos (+10,9%). Cerca de 45% dos acidentes ocorreram na cidade do Rio e outros 34% na Região Metropolitana.
Dados do Detran RJ apontam que 62% dos acidentes no estado em 2024 envolveram homens jovens entre 18 e 29 anos. As vias com maior número de ocorrências incluem a Avenida Brasil, Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), Presidente Dutra, Avenida das Américas, Rodovia Washington Luís (BR-040), Linha Amarela, Avenida Dom Helder Câmara, Linha Vermelha, Avenida Presidente Vargas e Avenida Pastor Martin Luther King.