Ícone do site Nova Iguassu Online

Mães que dão à luz em maternidades estaduais da Baixada Fluminense têm apoio para estimular a amamentação

Banco de Leite do HMulher, em São João de Meriti,  e Espaço Corujinha do HMãe, em Mesquita, contam com serviços de incentivo ao aleitamento

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) tem iniciativas que promovem o aleitamento e também incentivam a doação solidária de leite humano. O Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, e o Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (HMulher), em São João de Meriti, ambos na Baixada Fluminense, contam com serviços para estimular a prática da amamentação. A Semana Mundial do Aleitamento Materno, que faz parte da campanha Agosto Dourado, comemorada entre os dias 1º e 7 de agosto, lembra a importância do leite materno nos primeiros meses de vida. 

O Banco de Leite Humano do HMulher oferece o serviço de coleta externa para atrair novas doadoras de leite humano. Mamães saudáveis que não estejam tomando medicamentos incompatíveis com a amamentação podem entrar para o cadastro regular da unidade. Atualmente, o espaço produz 16 litros de leite pasteurizado por mês para atender 138 crianças prematuras internadas no bloco neonatal da unidade.

Primeiro da rede estadual de saúde totalmente especializada no atendimento às gestantes e bebês de médio e alto riscos, o Banco de Leite Humano do HMulher é a principal referência na Baixada Fluminense. “Todo o leite que recebemos é destinado aos bebês prematuros internados no bloco neonatal. É um alimento indispensável porque ajuda a diminuir o período de internação do recém-nascido. Temos um período de doação que costuma ser de seis meses. A oferta costuma cair depois porque o bebê é apresentado a novos alimentos”, explicou a nutricionista Naylla Rigor. 

Cada bebê prematuro tem sua quantidade de leite prescrita pelo médico. Alguns deles tomam 1ml a cada 3 horas por dia, outros 50ml a cada 2 horas. A necessidade diária da unidade é de 500ml de leite, podendo atender até 6 bebês em todos os seus horários de dieta. O espaço também oferece orientação e apoio à amamentação, além de coletar, processar, armazenar e distribuir o leite humano aos bebês de baixo peso. 

Espaço Corujinha

A 7 km do HMulher, fica o Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, que conta com o Espaço Corujinha, um setor voltado ao estímulo da amamentação.  Recordista de parto normais da rede estadual de saúde, o HMãe recebeu o título “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Ministério da Saúde para unidades que incentivam a amamentação e cumprem os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”. Além disso, conta com posto de coleta de leite para as doadoras. Em 2022, o HMulher também recebeu a certificação do MS. 

O Espaço Corujinha é uma sala de apoio à amamentação, que acolhe puérperas, gestantes e acompanhantes para rodas de conversa e palestras, visando à conscientização sobre a importância do ato, além de esclarecimentos sobre os cuidados com o bebê, autocuidado e apoio psicológico. Atualmente, 400 atendimentos são realizados por mês pela equipe, que reúne uma enfermeira em plantão de 24 horas e 2 técnicas de enfermagem somente para o apoio à amamentação. Além disso, as rodas de conversa incluem orientações de equipe multiprofissional, com nutricionista, psicóloga e serviço social. 

“Nosso objetivo é esclarecer sobre os benefícios da amamentação, diminuindo o uso da fórmula. O leite materno é o padrão-ouro da alimentação. É de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento do bebê, além de ser a forma mais econômica de alimentar a criança. Nosso trabalho começa no pré-natal e atinge toda a família da gestante”, disse a coordenadora Renata Ferreira Lages. 

Moradora de Nilópolis, a manicure Ludmila Araújo, 37 anos, teve a primeira filha, Eva, no dia 27 de julho. A menina, que nasceu com 4 quilos e 26 gramas e 52 centímetros, foi amamentada logo nas primeiras horas de vida. “A Eva foi um pouquinho preguiçosa no início, mas logo se habituou e está mamando direitinho. Quero continuar com a amamentação, sem recorrer às fórmulas prontas”, disse Ludmila. 

Este ano, a Semana Mundial do Aleitamento traz o tema “Amamentação: apoie em todas as situações”.

Serviço

O HMulher fica na Av. Automóvel Clube, S/N – Jardim José Bonifácio, São João de Meriti. Maiores informações podem ser obtidas no telefone: 21 2651-9675 ou pelo whatsapp: 21 96870-7064. 

O HMãe fica na Av. Jorge Júlio da Costa dos Santos, 400 – Rocha Sobrinho, Mesquita

Sair da versão mobile