O presidente da França, Emmanuel Macron, acompanhado por sua esposa, Brigitte Macron e pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes visitou, na tarde desta terça-feira (19), o Cais do Valongo, na região portuária, Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Paes publicou um vídeo nas redes sociais ao lado de Macron e agradeceu a visita do presidente francês a cidade do Rio. Macron retribuiu os elogios e agradeceu a calorosa recepção dada a ela e a sua esposa e disse que foi formidável conhecer de Copacabana a Ipanema. O francês ainda elogiou o prefeito Eduardo Paes e lamentou por possíveis transtornos causados aos cariocas durante a reunião do G20.
— Espero não ter atrapalhado a vida de vocês esses dias da Cúpula do G20. Quero agradecer a calorosa recepção dada a mim, minha esposa e todos os líderes — disse Macron.
Sua esposa, Brigitte, disse que foi magnífico conhecer o Corcovado, o Pão de Açúcar e Copacabana e que os dias na cidade foram encantadores.
O presidente da França, Emmanuel Macron, acompanhado da primeira-dama, Brigitte Macron, também visitou o Instituto Pretos Novos, localizado na região portuária do Rio de Janeiro. Os dois foram conduzidos pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes, e pelos responsáveis pelo instituto, Merced Guimarães e Petrucio dos Anjos.
Conforme o colunista Ancelmo Gois, do Globo, durante o encontro, Macron e Brigitte puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelo Instituto Pretos Novos, instituição de destaque na preservação da memória da diáspora africana no Brasil. O local é referência em iniciativas que valorizam a herança cultural africana e promovem a conscientização sobre o impacto histórico da escravidão no país.
A presença do presidente francês no instituto reforça os laços culturais entre Brasil e França, além de evidenciar a relevância de projetos voltados para a preservação e valorização do legado africano. A visita também reflete o compromisso de ambos os países em fortalecer o diálogo cultural e promover ações em prol da memória histórica.
Com informações de O Globo.
Recadinho do @EmmanuelMacron e sua mulher aos cariocas! Merci beaucoup président. toujours bienvenue à Rio de Janeiro! pic.twitter.com/MOqMnqoyAX
— Eduardo Paes (@eduardopaes) November 19, 2024