Banner Reservado Tripa

Lula tem 40% e Flávio Bolsonaro, 36%, no primeiro turno, aponta pesquisa Datafolha; no segundo turno, 47% a 45%

Lula Vs Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) permanecem empatados tecnicamente no primeiro e no segundo turnos das eleições presidenciais 2026, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24). No entanto, o presidente ampliou a vantagem numérica sobre o senador no primeiro turno.

No primeiro turno, Lula aparece com 40% e o senador tem 36% das intenções de voto, empate no limite da margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Lula cresceu 1 ponto sobre os 39% e Flávio Bolsonaro manteve os 36% da pesquisa anterior, divulgada na última quinta-feira, 17 de setembro.

O escritor Augusto Cury (Avante) aparece com 5%, Ronaldo Caiado (PSD), com 4%, Renan Santos (Missão), com 3%, Romeu Zema (Novo), 1%, ante 6%, 4%, 3% e 2%, respectivamente, na semana passada. Samara Martins (UP) manteve o 1% do levantamento anterior.

Outros candidatos não pontuaram, brancos, nulos e nenhum somaram 5% e indecisos, 2%.

Na pesquisa espontânea, Lula foi de 35% para 36%, Flávio Bolsonaro saiu de 26% para 27% e Augusto Cury manteve os 3%; Caiado permaneceu em 2%, Renan Santos foi de 1% para 2% e Zema não foi citado.

Já 18% ainda estão indecisos e 5% declaram votos em branco, nulo ou que não votarão.

Lula mantém vantagem numérica no segundo turno

Em um eventual segundo turno entre os dois primeiros colocados, Lula tem 47% e Flávio Bolsonaro tem 45% das intenções de voto. Os dois cresceram 1 ponto ante os 46% a 44% para Lula nas três últimas pesquisas.

Com os mesmos 2 pontos de diferença entre ambos, seguem empatados tecnicamente também no cenário de segundo turno.

Entre os entrevistados, os que afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos neste cenário foram 7%, enquanto 1% disse não saber em quem votaria.

O Datafolha também simulou disputas de segundo turno contra outros nomes da oposição. Contra Caiado, Lula teria 46% a 44% (ante 46% a 42%) e contra Zema, 48% a 39%, ante 49% a 39% na semana passada.

Contra Renan Santos, Lula teria 48% a 39% (47% a 38%). Na simulação para o segundo turno entre Lula e Augusto Cury, o presidente teria 46% e o escritor, 43%, ante 44% a 43% na pesquisa passada.

Metodologia

O Datafolha ouviu 2.002 eleitores com 16 anos ou mais entre terça-feira (22) e esta quinta-feira (24). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00304/2026.

Banner anuncie conosco
Compartilhe
Veja também
Publicidade
Banner anuncie conosco