Lula estará no RS na quarta-feira (15) pela terceira vez após a tragédia climática

Antes, Lula deseja anunciar medidas para auxiliar “pessoas físicas” a comprarem itens perdidos em meio às chuvas no RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, nesta segunda-feira (13/5), sobre a intenção de retornar ao Rio Grande do Sul ainda esta semana. O chefe do Executivo prepara uma viagem para a quarta-feira (15/5), a fim de anunciar mais medidas emergenciais ao lado do governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB).

“Vamos preparar uma reunião, porque estava na intenção de ir ao Rio Grande do Sul amanhã (terça-feira). Mas vamos nos preparar, porque amanhã quero anunciar uma série de medidas para pessoas físicas, recurso para quem precisa comprar coisa para repor parte do que perderam, o que pode ser feito pelo Ministério do Trabalho”, disse Lula, em transmissão de reunião com Leite e outros ministros.

“Pretendo na quarta-feira ir ao Rio Grande do Sul, junto a você, fazer anúncio das novas medidas que vamos tomar. Só para saber que não vamos descansar enquanto o Rio Grande do Sul não estiver 100% de pé”, reafirmou o presidente.

Lula chamou a situação de “catástrofe”, mas se comprometeu a continuar investindo na recuperação do estado. “Espero na quarta estar pronto para ir ao Rio Grande do Sul e nunca será o último [encontro], Eduardo. Só será quando estivermos festejando a recuperação do Rio Grande do Sul”, afirmou.

Dívida suspensa

Na reunião, o governo federal confirmou a suspensão por 36 meses do pagamento das parcelas mensais das dívidas do Rio Grande do Sul com a União. Nesse período, haverá isenção de juros para a dívida de R$ 92,8 bilhões.

Dessa forma, a expectativa é de aliviar cerca de R$ 11 bilhões aos cofres do estado gaúcho.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também