Lula deve anunciar nesta quarta auxílio de R$ 5.100 a famílias que perderam bens no Rio Grande do Sul

Pagamento será único e inicialmente chegar a 100 mil famílias

O presidente Luiz Ináci Lula da Silva definiu nesta terça-feira que o valor do voucher que será dado a famílias atingidas pela tragédia no Rio Grande do Sul será de R$ 5.100. O anúncio será feito durante viagem do presidente e de diversos ministros do governo ao estado nesta quarta-feira.

Será publicada uma medida provisória para instituir o programa, batizado de “Recomeço” — nome que ainda pode ser alterado.

Níveis dos rios voltam a subir no Rio Grande do Sul: mais de duas semanas após o começo das chuvas, estado continua a sofrer com inundações

As enchentes inundaram as ruas do bairro de Ipanema, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. — Foto: ANSELMO CUNHA/AFP
A Rua Brasil, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul — Foto: Christiano Mariz

10 fotos

Os níveis dos rios subiram novamente no domingo, enquanto fortes chuvas atingiram o sul do Brasil. Na foto, Eldorado do Sul. — Foto: Edilson Dantas / O Globo

Nove de dez rios monitorados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul estão acima da cota de inundação, de acordo com os dados hidrológicos do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS)

De acordo com os técnicos, o benefício será pago de uma só vez para permitir que os desabrigados possam reequipar as casas e permitir a recompra de bens, como eletrodomésticos e móveis. O destino do dinheiro será decidido pelo beneficiário.

Em um primeiro momento, devem ser beneficiadas 100 mil famílias. Mas a MP vai deixar a porta aberta para garantir o benefício a todas as famílias atingidas.

O anúncio será feito em São Leolpoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Inicialmente, a ideia era fazer uma cerimônia no Palácio do Planalto. Mas o próprio Lula optou por anunciar no Rio Grande do Sul.

ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL:

Compartilhe
Categorias

Mais lidas

Publicidade
Veja também

Faça a sua pesquisa