O presidente Luiz Ináci Lula da Silva definiu nesta terça-feira que o valor do voucher que será dado a famílias atingidas pela tragédia no Rio Grande do Sul será de R$ 5.100. O anúncio será feito durante viagem do presidente e de diversos ministros do governo ao estado nesta quarta-feira.
Será publicada uma medida provisória para instituir o programa, batizado de “Recomeço” — nome que ainda pode ser alterado.
Níveis dos rios voltam a subir no Rio Grande do Sul: mais de duas semanas após o começo das chuvas, estado continua a sofrer com inundações
10 fotos
Nove de dez rios monitorados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul estão acima da cota de inundação, de acordo com os dados hidrológicos do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS)
De acordo com os técnicos, o benefício será pago de uma só vez para permitir que os desabrigados possam reequipar as casas e permitir a recompra de bens, como eletrodomésticos e móveis. O destino do dinheiro será decidido pelo beneficiário.
Em um primeiro momento, devem ser beneficiadas 100 mil famílias. Mas a MP vai deixar a porta aberta para garantir o benefício a todas as famílias atingidas.
O anúncio será feito em São Leolpoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Inicialmente, a ideia era fazer uma cerimônia no Palácio do Planalto. Mas o próprio Lula optou por anunciar no Rio Grande do Sul.
ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL:
- O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), declarou estado de calamidade pública devido aos municípios impactados pelo temporal no estado.
- O número de mortos pela tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul chegou a 147 vítimas, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, na manhã desta segunda-feira (13).
- Ao todo, há ainda 127 pessoas consideradas desaparecidas.
- *com informações do Globo.