Chef Lucas Ardisson, do Reservado, abre o Baixada Gastronomia no Top Shopping com o delicioso fettuccine com molho pesto e parma

Quem compareceu à abertura do Baixada Gastronomia provou o delicioso fettuccine ao molho pesto com parma. amanhã é o dia do bobó de camarão de Marcia Baiana. Fotos: Paulo Cezar Pereira.

Aluno durante três anos de Andrés Rivera, o chileno que ganhou fama no comando do Instituto de Gastronomia Argentina (IGA) em Nova Iguaçu e no restaurante Reserva, no Country Club, antes da pandemia, coube ao chef Lucas Ardisson, 28 anos, abrir a 3ª edição do Baixada Gastronomia no Top Shopping neste sábado (27) no palco principal do evento que antecipa as comemorações pelo Dia da Baixada (30/4).

Andrés atualmente trabalha num restaurante em Hong Kong, uma região administrativa da República Popular da China. Lucas fez, ao vivo, um dos pratos preferidos pelos clientes do Reservado: fettuccine com molho pesto e parma, uma delícia para os que provaram a iguaria da culinária italiana.

Lucas é um dos responsáveis pelo cardápio do Reservado, o bistrô que, além de centenas de rótulos de vinhos de todos os continentes, é hoje referência na gastronomia diferenciada produzida pelos restaurantes da região. Ele assina, há um ano, o cardápio do Reservado com Carina Guidone e Vinicius Costa, criadores do que chamam de Vinhoterapia, um evento mensal disputado pelos amantes de bons vinhos, pastas, massas, pães, queijos, presuntos, embutidos e uma boa música ao vivo.

 O Baixada Gastronomia tem a coordenação dos chefs Rafael Moreira e Rodrigo Barros. No evento, chefs convidados preparam pratos especiais para degustação do público, além de palestras diversas e oficina infantil. A entrada para o evento é gratuita.

A abertura do evento contou com a presença do Secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro; do subsecretário de Integração Cultural do Estado do RJ, Augusto Vargas e do jornalista Alberto Aquino como mestre de cerimônia. Marcus falou da importância da culinária para a cultura de Nova Iguaçu, destacando os festejos de Santo Antônio, em junho, e a tradicional festa do aipim em Tinguá, em julho.

Nesta edição, o evento tem como tema o “aipim”, um dos principais produtos da agricultura familiar da Baixada, desde o Brasil Colônia. Além disso, pela primeira vez, o Baixada Gastronomia tem uma Oficina Infantil e teve a palestra da nutricionista Adriana Leal, coordenadora dos cursos de Gastronomia e Nutrição da UNISUAM, sobre “Como evitar o desperdício”. 

Entre os chefs participantes, estão: Marcia Baiana (vencedora do Festival Enchefs RJ 2022 na categoria ”Comida de Rua”, e vencedora na edição 2023 na categoria ”Comida Afetiva”); Rafael Moreira (consultor gastronômico e professor de confeitaria), Rodrigo Barros (participante de vários eventos internacionais, 1° colocado Prêmio Dólmã, 1° Colocado Sal a gosto e 1° Colocado Gold Chef Masterchef Br); e os chefs convidados: Cadu Freitas (Tragga Del Mar) e Jimmy Ogro, além dos restaurantes Peixe do VanorReserva Gastronomia, Matsuri (todos de Nova Iguaçu) e Supimpa Gastronomia, da chef Claudia Regina Alves (de Vista Alegre). 

 Na ocasião, cada chef vai levar um prato semipronto e ensinar, na hora, o modo de preparo, para posterior degustação no local. O evento acontece na Praça de Eventos do 1º piso, e a inscrição deve ser feita no local. Nos intervalos, shows musicais para entreter o público. Além disso, o evento conta com expositores de gastronomia locais comercializando seus produtos.

Programação do evento:

Dia 27/4 (sábado):

12h: Abertura oficial

13h: Palco Principal, chef  Restaurante Reservado – prato: Massa com molho pesto e parma

14h: Palestra com a nutricionista Adriana Leal – “Como evitar o desperdício na gastronomia”

14h: Oficina infantil com o Instituto Gourmet

15h: Chef Restaurante Matsuri – prato: Mini hamburguer com maionese de aipim

16h: Chef Rafael Moreira – consultor gastronômico e professor de confeitaria

17h: Palestra com o Dr. Henrique Paes – “Alimentação Saudável”

18h: Música ao vivo

19h: Chef Restaurante Peixe do Vanor – prato: Bolinho de Bacalhau com salmão com aipim

20h: Chef Rodrigo Barros – prato: Nhoque com ragú de linguiça

21h: Encerramento com Alberto Aquino

Dia 28/4 (domingo):

14h: Abertura com o jornalista Alberto Aquino

15h: Chef Restaurante Reserva Gastronomia

16h: Aula com professor do Instituto Gourmet

17h: Chef Claudia Regina Alves – restaurante Supimpa Gastronomia – Prato: cupcake

18h: Chef Cadu – restaurante Tragga Del Mar – Prato: releitura Vaca Atolada

19h: Chef Marcia Baiana – Prato: Bobó de Camarão

20h: Chef Jimmy Ogro

21h: Encerramento

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também