Lituânia é o país mais feliz do mundo para menores de 30 anos

Aluguéis baixos, educação gratuita e uma vida noturna vibrante foram apontados por moradores locais como principais motivos para qualidade de vida dos jovens lituanos | Foto: Getty Images

Lituânia, país na região centro-norte da Europa, é o lugar mais feliz do mundo para as crianças e jovens adultos menores de 30 anos, de acordo com o Relatório Mundial de Felicidade de 2024. Entre os fatores que contribuem para isso estão aluguéis baixos, educação gratuita e uma vida noturna vibrante, segundo reportagem do jornal britânico The Guardian.

O Relatório Mundial da Felicidade classifica os países com base em uma pesquisa de medição da felicidade realizada pela consultoria Gallup, onde os entrevistados avaliam sua qualidade de vida.

A Lituânia ficou em 19º lugar na lista geral de felicidade, mas garantiu o primeiro lugar na classificação sub-30. Os menores de 30 anos da Lituânia avaliaram-se com 7,76 em 10 na escala de felicidade. Em comparação, aqueles na mesma faixa etária nos Estados Unidos avaliaram-se com 6,39 em 10, colocando-os em 62º lugar globalmente.

Vilnius, capital da Lituânia — Foto: Getty Images
Vilnius, capital da Lituânia — Foto: Getty Images

Guardian investigou por que a geração Z da Lituânia e os jovens da geração Y estão tão satisfeitos com sua qualidade de vida. Uma das razões pelas quais os jovens lituanos são mais felizes é que a universidade é gratuita para uma grande parte da população.

Gantas Bendikas, de 23 anos, disse ao jornal que se formará sem dívidas. Enquanto isso, nos Estados Unidos a dívida média dos estudantes é de cerca de US$ 39 mil (aproximadamente R$ 204 mil, na cotação atual), segundo a Experian.

Os aluguéis também são baixos – segundo o Eurostat, a Lituânia é um dos lugares mais baratos da Europa para alugar imóveis.

Num ensaio publicado no início deste ano, Ricardo Sergio Schmitz, consultor brasileiro que mora em Vilnius, capital da Lituânia disse ao Business Insider que os jovens têm amplas oportunidades de carreira e que o dinheiro “vai mais longe” na Lituânia do que em muitos outros lugares.

Ele também observou a “mentalidade de startup” de Vilnius, com unicórnios tecnológicos como Vinted e Nord Security emergindo da cidade.

Além das oportunidades econômicas, um residente da Geração Z em Vilnius disse que a Lituânia também oferece uma vida noturna vibrante. “Eu classificaria a vida noturna como uma das melhores da Europa”, disse Daniil Švager, 21 anos, ao Guardian.

Com informações da Época Negócios

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também