Linha Direta vira fenômeno inesperado na internet; Domingos Meirelles se filia ao PSB de olho numa vaga na Alerj

abril 25, 2022 /

Último apresentador do Linha Direta, programa que virou fenômeno no Youtube,  o premiado jornalista Domingos Meirelles ( foto da TV Globo) , ex-presidente da ABI, é pré-candidato pelo PSB a deputado estadual no Rio de Janeiro.

 

Esquecido pela Globo, o Linha Direta (1999-2007) virou um grande fenômeno no YouTube, informa o colunista Gabriel Vaquer do site Notícias da TV.  Um canal que posta edições antigas da atração que ajudava a capturar bandidos foragidos conta com quase 200 mil inscritos. Somente uma edição do programa conta com quase 3 milhões de visualizações. Outros influenciadores da plataforma perceberam esta repercussão e começaram a fazer vídeos temáticos sobre o policial. O canal que ajudou a popularizar o programa é o Arquivo Linha Direta. Ele faz um compilado de edições compartilhadas por outros usuários dedicados à atração, mas também traz conteúdo nunca antes disponibilizado. Atualmente, conta com 187 mil inscrições e e tem postado sem frequência determinada.

O vídeo com mais visualizações do canal é a edição sobre uma mulher que, juntamente com o seu amante, mandou matar o marido. Exibida em 2007 na TV, a edição da atração tem exatos 2,9 milhões de visualizações no YouTube.Outras sete edições do Linha Direta postadas contam com cerca de 400 mil cada.O que chama a atenção é que os casos mais vistos não são de crimes com alta repercussão, e sim aqueles que mostram situações banais.

Um deles é o programa que foi apresentado originalmente em 17 de junho de 2004 e falava de uma famíloia de policiais que assassinou seus vizinhos. Mesmo com a imagem em preto e branco pela qualidade ruim da gravação em VHS, o programa conta com 326 mil visualizações. Com o saudosismo em cima da atração, alguns youtubers perceberam que falar do programa dá retorno. O canal Nerd Show, com mais de 2 milhões de inscritos, fez um vídeo especial sobre o programa disponibilizado no fim do ano passado –conta com 800 mil visualizações. Já outro vídeo que fala de casos tenebrosos mostrados pelo Linha Direta que nunca foram solucionados tem ainda mais: 1,7 milhão.

O Notícias da TV tentou entrar em contato com o dono do canal Arquivo Linha Direta, mas não obteve êxito. A coluna de Gabriel Vaquer também questionou a Globo se as postagens completas do programa não configuram quebra de conteúdo autoral, mesmo que não haja uma expectativa de disponibilizá-las nos Globoplay. A emissora ainda não respondeu o questionamento.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.

[ivory-search 404 "The search form 61543 does not exist"]