Ação ocorreu com apoio da polícia e identificou 11 irregularidades em estabelecimentos de grande porte
Cerca de 400 profissionais da Light, com o apoio da Polícia Civil e do 2º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, foram às ruas para combater irregularidades no consumo de energia em bairros da Zona Sul e do Centro da cidade. Técnicos da empresa inspecionaram residências e estabelecimentos comerciais na Lapa, Glória, Catete, Flamengo e Botafogo.
Durante a operação, foram realizadas 2.135 verificações da situação de regularidade das unidades, resultando na identificação de 11 irregularidades em estabelecimentos de grande porte. Além disso, a ação gerou quatro registros policiais.
Em um dos imóveis inspecionados, localizado na Rua Bambina, em Botafogo, técnicos da empresa constataram desvio de energia em um estabelecimento que funcionava como bar e restaurante no térreo, brechó no primeiro andar e residência no segundo andar. No local, freezers e aparelhos de ar-condicionado de grande porte estavam conectados à rede da companhia sem a correta medição do consumo. O responsável pela unidade foi conduzido à delegacia.
A operação também contou com uma agência móvel estacionada na Praça Paris, onde foram realizados 25 atendimentos a clientes, incluindo atualização cadastral, troca de titularidade e parcelamento de débitos.
Impactos dos ‘gatos’ em 2025
Somente no primeiro mês deste ano, a Light já substituiu mais de 1.150 transformadores devido a furtos de energia elétrica, causando um prejuízo estimado em R$ 40 milhões para a companhia. Com o cenário de calor extremo provocado por mudanças climáticas, a rede elétrica fica ainda mais sobrecarregada, levando ao superaquecimento e à queima de transformadores, o que pode resultar em falta de luz, incêndios e acidentes.
Além disso, a sobrecarga na rede tem gerado impactos significativos na distribuição de energia. Em muitos casos, as equipes da concessionária restabelecem o fornecimento para clientes afetados, mas novas quedas ocorrem em pouco tempo devido ao excesso de carga irregular.
Um prejuízo para todos
O furto de energia é crime previsto no Código Penal e traz impactos que vão além dos prejuízos financeiros para a companhia. As ligações clandestinas comprometem o fornecimento de energia para milhares de clientes, afetando serviços essenciais como hospitais, creches e escolas, além de representar riscos para a segurança da população.
A Light reforça seu compromisso no combate a essa prática criminosa, investindo em ações de fiscalização, tecnologia e parcerias com órgãos de segurança para mitigar os impactos e coibir novos casos. O prejuízo anual da empresa com furtos de energia chega a R$ 1,2 bilhão. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, a cada 100 clientes regulares, 35 praticam o furto.